publicidade
terça-feira, abril 23, 2024

Terceira edição do Colóquio ProMigra está com chamada aberta até 31 de outubro

Evento vai reunir pesquisas recentes para debater desafios e perspectivas das migrações e refúgio na atualidade. Atividade ocorrerá de forma online, de 30 de novembro a 2 de dezembro

Por Mamadú Cissé e Sebastião Rinaldi
Do ProMigra

Temas como mobilidade, migração e refúgio nunca se mostraram tão urgentes. De acordo com o Global Trends Report 2022, do ACNUR, o ano passado se encerrou com o índice de 108,4 milhões de pessoas forçadas a deixarem seus países de origem em razão de perseguição, conflito, violência, violação de direitos humanos e eventos relacionados. A mesma instituição sublinha que, até maio de 2023, esse total ultrapassou a marca dos 110 milhões.

Em consonância com essa agenda, o Grupo de Trabalho Acadêmico (GT Acadêmico) do ProMigra está à frente da organização deste evento que contará com sessões de apresentação de trabalho, mesas de debate e intercâmbio entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais interessados na mobilidade humana. A terceira edição se dará de forma totalmente online entre os dias 30 de novembro a 02 de dezembro de 2023 (cronograma ao final do texto).

O 3º Colóquio de Pesquisa em Migração e Refúgio irá acolher todo público interessado na produção científica acerca do universo ‘mobilidade humana’, contando com sessões para discussão de pesquisas organizadas em três eixos temáticos, além de mesas de debate e oficinas.

Grupos temáticos

Oficialmente nomeado de “IIIº COLÓQUIO PROMIGRA DE PESQUISA EM MIGRAÇÃO E REFÚGIO: Desafios e perspectivas das migrações e refúgio na atualidade”, o evento vai receber pesquisas relacionadas a três grandes grupos temáticos:

1. Mobilidades humanas contemporâneas

2. Políticas públicas e acolhimento humanizado

3. Legislação e direito migratório

Foto: Divulgação

Além das apresentações de pesquisas nos três eixos temáticos, também haverá mesas de debate, oficinas e outros momentos, sendo possível acompanhar e participar enquanto proponente de pesquisas a serem apresentadas ou ouvinte. Haverá certificação para as duas categorias de participantes, além de uma publicação (em formato de anais), organizada posteriormente.

Os interessados podem se inscrever por meio deste link (https://bit.ly/3PbMW9x). Já para os proponentes de apresentação, o edital com orientações detalhadas para submissão dos resumos expandidos pode ser acessado aqui (https://bit.ly/3ZqH3tT).

Para demais informações e dúvidas, a comissão organizadora do colóquio pode ser contactada via o seguinte e-mail: [email protected].

Veja na imagem abaixo o cronograma do evento

Foto: Divulgação

Sobre os autores

Mamadú Cissé é integrante do GT Acadêmico no ProMigra e se interessa pela mobilidade humana, políticas públicas, desenvolvimento e integração regional na África. Atualmente está cursando mestrado em Demografia no CEDEPLAR – UFMG.

Sebastião Rinaldi é jornalista, professor de português no Instituto Adus, mestrando em Sociologia da Educação pela Feusp e integrante do GT Acadêmico no ProMigra.

Publicidade

Últimas Noticías