publicidadespot_img
sexta-feira, dezembro 2, 2022

Três anos depois

Sim, nem parece. Mas já se vão exatos três anos desde que o primeiro post do MigraMundo foi ao ar.

Aquele primeiro seminário Vozes e Olhares Cruzados (São Paulo, setembro de 2012) foi o empurrão final para tirar do papel a ideia de um espaço para falar de migração contemporânea. Na semana seguinte, o blog deu os primeiros passos.

E desde então muita coisa mudou.

Nesse período o MigraMundo acompanhou de perto eventos como a Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes em São Paulo (novembro/2013), a Comigrar (maio/2014) e até mesmo a mais recente edição do Fórum Social Mundial para as Migrações (dezembro/2014), na África do Sul; tem acompanhado os debates e ações em torno de políticas públicas e legislação nacional sobre migrações e migrantes; tem procurado dar visibilidade a eventos culturais, políticos e de utilidade pública para migrantes e toda a sociedade. Isso só para citar alguns exemplos.

Não tinha a menor noção de que o blog cresceria tanto em visibilidade, reconhecimento e responsabilidade nos meses e anos seguintes – exemplo disso foi o recebimento do The Bobs 2014, na categoria Favorito do Público em Português. Tudo isso só foi possível por conta do apoio de todos aqueles que leem, comentam, compartilham, curtem e colaboram com este espaço.

E se o reconhecimento vem, os desafios crescem na mesma medida. Alguns passos para lidar com a demanda já foram dados, com a chegada de dezenas de colaboradores que também abraçaram o MigraMundo. Mas é possível – e necessário – avançar muito mais, ampliar horizontes.

O MigraMundo quer se aproximar ainda mais dos migrantes, ampliar e aprofundar a cobertura em temas como legislação migratória, políticas públicas, refúgio, brasileiros no exterior, migrações e gênero, entre outros. E é preciso estar atento o tempo todo para não cair nas armadilhas produzidas pelos conchavos politiqueiros e estereótipos reproduzidos na mídia comercial e até por atores públicos.


MigraMundo

Um novo site está a caminho, além da formalização do MigraMundo como veículo de comunicação independente e de novas ações nesse campo. Para isso, foi lançada uma campanha de financiamento junto com a parceira Eventos do Bem, que visa arrecadar os recursos iniciais que permitirão o primeiro passo nesses novos projetos. Para apoiar, basta acessar o link abaixo:

https://www.eventosdobem.com.br/eventos/ajude-o-migramundo-a-ser-ainda-melhor

Nesses três anos de caminhada – e nos outros que virão – o MigraMundo faz questão de agradecer o apoio e confiança depositados neste espaço. E o mínimo que pode ser feito é corresponder à altura e trabalhar ainda mais e melhor na defesa da migração como um direito humano e no combate aos estereótipos sobre o tema.

Forte abraço e vamos em frente!

Rodrigo Borges Delfim
Editor do MigraMundo

- Advertisement -spot_img
- publicidade -

Últimas Noticías