Unicamp e USP lançam publicações sobre migrações

0
145
Escultura no Museu da Imigração, em São Paulo. Migrar é um direito humano, que precisa ser reconhecido como tal, não importa a origem, crença ou motivo. Crédito: Rodrigo Borges Delfim/MigraMundo - out.2014

Dossiê e livro reúnem quase cem novos artigos que abordam a temática migratória a partir de diferentes áreas do conhecimento

Por Rodrigo Borges Delfim
Em São Paulo (SP)
Atualizado em 23/01/18, às 11h22

Duas publicações lançadas recentemente no Brasil reúnem quase uma centena de artigos e reflexões sobre as migrações atuais, produzidos por especialistas e pesquisadores no país e no exterior.

Uma delas é o livro Migrações Sul-Sul, resultado de uma parceria do Observatório das Migrações em São Paulo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). A publicação, disponível gratuitamente em formato PDF, conta ainda com o apoio dos fundos financiadores de pesquisa Fapesp, Capes e CNPq, além da Unicamp – especialmente por meio do Nepo (Núcleo de Estudos de População Elza Berquó).

Clique aqui para acessar e baixar o livro

Capa do livro Migrações Sul-Sul, disponível gratuitamente em formato PDF.
Crédito: Reprodução/Unicamp

Com 978 páginas, a publicação reúne 82 artigos de pesquisadores de diferentes nacionalidades e áreas do conhecimento, tendo como enfoque o contexto brasileiro e latino-americano. A maioria dos textos são em português, mas também há contribuições em espanhol, inglês e francês.

Outra publicação recente dedicada a uma abordagem abrangente dos deslocamentos migratórios atuais é edição 114 da Revista USP, por meio do Dossiê Interculturalidades. A organização é da professora Sylvia Dantas, coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

O Dossiê Interculturalidades – Revista USP conta com uma versão online que pode ser acessada de forma gratuita – os artigos estão em PDF e também podem ser baixados.

Clique aqui para acessar o Dossiê Interculturalidades – Revista USP

Capa da Revista USP, edição 114, com o dossiê Interculturalidade.
Crédito: Reprodução/IEA USP

Xenofobia, o fluxo atual de refugiados na Europa e outras partes do planeta, o impacto dos deslocamentos na saúde mental dos migrantes são alguns dos temas abordados no dossiê, com artigos de pesquisadores tanto do Brasil como do exterior.

Quem preferir pode comprar a edição física da revista, que custa R$ 20 – para adquirir uma edição ou assinatura da Revista USP, entre em contato pelo e-mail mariacat@usp.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.