Vai começar a Copa Gringos, o Mundial dos Migrantes em São Paulo

0
161

Enquanto a Copa do Mundo organizada pela Fifa é alvo de protestos e pivô de polêmicas e escândalos, uma outra competição entre seleções começa nesta semana e deve ocorrer sem grandes problemas. É a primeira edição da Copa Gringos, torneio de futebol amador society que começa neste domingo (13) e vai até 8 de junho nas quadras do Playball Pompeia, na zona oeste de São Paulo. Veja abaixo o vídeo de divulgação do torneio.

[vimeo http://vimeo.com/91075417]

A Copa Gringos terá 24 seleções (que podem inscrever entre 10 e 15 jogadores), todas formadas por estrangeiros que vivem no Brasil – o regulamento permite que sejam inscritos por time dois brasileiros natos e dois com dupla cidadania. Cada equipe pode inscrever de 10 a 15 jogadores, todos amadores. O regulamento completo pode ser acessado neste link e também no Queremos Jogar, site oficial do torneio.

Logotipo da Copa Gringos, que começa dia 13 em São Paulo. Crédito: Divulgação
Logotipo da Copa Gringos, que começa dia 13 em São Paulo.
Crédito: Divulgação

O idealizador da Copa Gringos é o francês Stéphane Darmani, apaixonado por futebol e que vive há dez anos na capital paulista. “São Paulo é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, mais de 70 nacionalidades estão representadas em São Paulo, ou seja, o mundo inteiro está em São Paulo! É o momento ideal para oferecer um ‘Mundial dos Estrangeiros’ da cidade”, explica o organizador, fã do ex-jogador Juninho Pernambucano, que fez sucesso no futebol francês.

Para a cerimônia de premiação e encerramento, marcada para 8 de junho, está prevista a presença do ex-jogador Raí.

Times na disputa

Na Copa Gringos será possível torcer para seleções que não conseguiram se classificar para o Mundial da Fifa: Bolívia (apontada como uma das favoritas ao título, inclusive), Paraguai, Peru, Congo, Canadá e China. Entre as seleções formadas, duas chamam a atenção: Alpino (combinado de Áustria e Suíça) e Esperanto, que conta com jogadores de diversas nacionalidades.

Copa Gringos terá 24 seleções, divididas em seis grupos. Crédito: Divulgação
Copa Gringos terá 24 seleções, divididas em seis grupos.
Crédito: Divulgação

A partida de abertura será neste domingo (13), às 10h30, entre Equador e Alpino (Suíça + Áustria), válida pelo grupo C. Veja as seleções que disputarão a Copa Gringos 2014, organizadas por grupos:

Grupo A
Congo
Espanha
Inglaterra
Peru

Grupo B
Argentina
Colômbia
Nigéria
Portugal

Grupo C
Alpino
Camarões
Equador
EUA

Grupo D
Alemanha
Canadá
Chile
França

Grupo E
Itália
Japão
México
Paraguai

Grupo F
Bolívia
Bélgica
China
Esperanto

Não é exagero dizer que a Copa Gringos pode ser considerada um reflexo da diversidade existente na capital paulista – e do quanto a cidade e a população que nela vive, independente do local de origem, pode aprender e ganhar se valorizar essa característica.

Veja também:

São Paulo terá Copa do Mundo de imigrantes – Folha de S.Paulo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.