Atualizada em 14/06/15
Evento tradicional do cenário cultural de São Paulo, a Festa do Imigrante chega à sua vigésima edição em 2015. Organizada no espaço da antiga Hospedaria do Brás, que abriga hoje o Museu da Imigração e o Arsenal da Esperança, a festa começa neste domingo (14) e continua no fim de semana seguinte (20 e 21 de junho).
Para este ano foi escolhido o lema “O Mundo Cabe Aqui” (hashtag #omundocabeaqui). Cerca de 40 nacionalidades deverão estar representadas em barracas com comidas típicas, artesanato, oficinas e apresentações culturais.
Acesse aqui a programação 20ª da Festa do Imigrante
Em 2014, mais de 19 mil pessoas prestigiaram o evento – o público compareceu mesmo nos dias em que a chuva e a garoa fria resolveram dar o dar da graça. O vídeo abaixo ajuda a dar uma ideia do que foi a edição passada e do que esperar para este ano:
As inscrições para grupos e expositores interessados em integrar o rol de atrações da Festa do Imigrante foram encerradas em 30 de janeiro. Segundo o Museu, elas são escolhidas a partir dos seguintes critérios: representatividade, composição de grupos que garantam a diversidade cultural, histórico de participação em festas/eventos/comemorações sobre imigração. E, no caso das áreas de gastronomia e artesanato, foram analisados também os produtos oferecidos.
Vivenciando passado e presente
Realizada desde 1996, a Festa do Imigrante tem papel fundamental no resgate da história de mais de 2,5 milhões de pessoas que passaram pela antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás desde final do século XIX. E também dá espaço para as comunidades estabelecidas mais recentemente em São Paulo.
Será ainda a segunda edição depois da reinauguração do Museu da Imigração, ocorrida em maio de 2014 – que também vira uma das atrações da festa. Durante o evento também é possível conhecer parte das instalações do Arsenal da Esperança, que abriga cerca de 1.100 pessoas por noite – entre elas, em torno de 200 imigrantes.
Ou seja, o evento é uma bela oportunidade de ver, no mesmo lugar, o passado e presente das comunidades migrantes em São Paulo – seja por meio da herança cultural deixada pelos antepassados, seja pelas manifestações e experiências dos imigrantes que continuam a chegar no Brasil.
Veja também: Minha primeira vez na Festa do Imigrante
20ª Festa do Imigrante de São Paulo
Datas e horários: Dias 14, 20 e 21 de junho de 2015, das 10 às 17h
Local: Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – São Paulo (SP)
(próximo à estação Bresser-Mooca do metrô)
Ingresso: R$ 6
Informações: (11) 2692-1866
http://museudaimigracao.org.br/