Visto Permanente e Microcine Migrante têm eventos especiais neste fim de semana em São Paulo

0
92

Projetos que debatem a migração contemporânea em São Paulo por meio do audiovisual, o Visto Permanente e o Microcine Migrante terão eventos especiais neste final de semana – todos com entrada gratuita e livre e inclusos na Agenda MigraMundo.

No sábado, a partir das 14h, o Visto Permanente prepara uma festa para o encerramento da primeira fase do projeto, que será no ECLA (Espaço Cultural Latino-Americano), que fica próximo à Câmara Municipal de São Paulo. Ela contará com projeções dos vídeos do acervo do grupo, show performático boliviano com nome de Pacha Mama e dois show musicais: dos congoleses e angolanos do conjunto Os Escolhidos, e os colombianos do Cambamberos.

Projeção do Visto Permanente na região da praça Kantuta, em São Paulo.  Crédito: Viviana Peña
Projeção do Visto Permanente na região da praça Kantuta, em São Paulo.
Crédito: Viviana Peña

“Se trata de uma de forma integrada de pensar a imigração como produtora de novos fluxos e riquezas culturais que são um patrimônio da cidade, independentemente da sua origem, bem como uma forma de divulgar estas expressões e de fazê-las interagir. “, explica Miguel Dores sobre o Visto Permanente. Ele também é um dos integrantes do Microcine Migrante.

Já no domingo, a partir das 18h, é a vez do Microcine Migrante ir ao bairro do Campo Limpo, na zona sul da capital, participar do evento Estética das Periferias e exibir o filme colombiano La Playa D.C. na praça João Tadeu Priolli. A escolha do filme é pelo fato dele contar a história de um jovem colombiano, negro, que tem de sair de casa por conta dos conflitos entre guerrilheiros e paramilitares e vive marginalizado na capital, Bogotá.

Cena do filme La Playa D.C, que será projetado pelo Microcine Migrante. Crédito: Divulgação
Cena do filme La Playa D.C, que será projetado pelo Microcine Migrante.
Crédito: Divulgação

Miguel lembra que a escolha do filme permite diálogo com uma realidade que, infelizmente, é comum também em São Paulo. “A relação deste migrante colombiano com uma cidade que lhe é inimiga, com as situações típicas da repressão policial, do narcotráfico, do rolezinho, da opressão do corpo e da identidade, é a relação que queremos propor para um lugar periférico de São Paulo, onde a maioria é, como este jovem, preto, pobre, periférico e, como sabemos, migrante”.

Sobre os grupos

O Microcine Migrante e o Visto Permanente são dois projetos-irmãos que permitem abarcar um amplo e diversificado diálogo cultural e político sobre migração.

O Visto Permanente é um acervo audiovisual de expressões artísticas imigrantes que procura trabalhar o direito à memória, à cidade e à cidadania do imigrante. O projeto procura realizar um acervo patrimonial e político das culturas imigrantes de São Paulo, disponível no site http://acervovivosp.wix.com/vistopermanente e em projeções feitas em praça pública.

Já o Microcine Migrante (http://microcinemigrante.wix.com/microcinemigrante) é um projeto de exibição de cinema sobre migrações e procura pensar a migração como um fenômeno com múltiplas expressões, projetando filmes que dialoguem com vários fenômenos de deslocamento (tanto migrações regionais e internacionais como reintegrações de posse e desalojamentos). Trata-se também de um projeto literalmente migrante, ao circular pela cidade para ir aos locais e públicos que vivenciam essas realidades.

Festa do projeto Visto Permanente
Data e horário: 29/08, a partir das 14h
Local: ECLA Toca do Saci  – Rua Abolição, 244 – Bela Vista – São Paulo (SP)
(próximo ao metrô Anhangabaú e à Câmara Municipal)
Entrada: livre
Informações: página do Visto Permanente no Facebook

Microcine Migrante na Praça do Campo Limpo
Data e horário: 30/08, a partir das 18h
Local: Praça João Tadeu Priolli – Campo Limpo – São Paulo (SP)
(próxima ao Terminal Campo Limpo de ônibus)
Entrada: livre
Informações: página do Microcine Migrante no Facebook

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.