YouTube é alternativa sem custos para migrante aprender o português; veja sugestões de canais

Ao chegar no Brasil, um migrante enfrenta diversas barreiras, como as burocráticas, culturais e sociais, que podem servir de empecilhos para sua inserção na sociedade de maneira plena e fluida. Dentre essas barreiras, a linguística é uma das mais perceptíveis, dificultando a comunicação do migrante que, mesmo com boa vontade e esforço, pode sentir complicações ao se expressar com seus novos conterrâneos.

O aprendizado de uma nova língua não é algo necessariamente fácil, principalmente quando o estudante já é um adulto. Além disso, os meios tradicionais de aprendizado podem demandar esforços financeiros com os quais nem todos podem arcar. Ainda bem que, hoje em dia, existe a internet!

No YouTube é possível encontrar diversos canais que ensinam português de maneira didática para os não-falantes do idioma. Estudar por lá uma maneira de se aprender, ou ao menos praticar, uma nova língua sem os custos que um curso propriamente dito pede, além de ser um recurso adequado ao contexto de pandemia.

Conheça abaixo aqui cinco canais que ajudam aqueles que buscam aprender ou mesmo apenas treinar o português.

Sugestões de canais

Brasileirices – por Camila Wootton Villela. Aqui, além de aprender sobre a língua propriamente dita, também se estuda a cultura brasileira e seus costumes. A Camila é professora de Português como Língua Estrangeira (PLE) e ensina cultura brasileira a pessoas do mundo todo desde 2012.

Em suas próprias palavras: “Brasileirices são as características de nós brasileiros. Nossos costumes, modos, pensamentos. Também pode ser a maneira típica que falamos. É o nosso jeitinho. O nosso português com samba!”

Tudo Bom? Português para Estrangeiros – Em seu canal, os professores João Paulo Peregrino e Tuany Lima dão dicas de português para falantes de todas as nacionalidades. Além disso, eles ofertam aulas online e presencial e geram entretenimento em português

Português com Marcia Macedo – A graduada em Letras e pós-graduada no ensino de línguas estrangeiras, Marcia Macedo, ensina português em seu canal com videos inéditos todo domingo.

Como ela mesma afirma, Macedo adora se conectar com novas culturas, pessoas e pensamentos. Em seus vídeos, Marcia também dá dicas culturais, e tem vídeos focando no aprendizado de português por hispanofalantes

Portugués con Philipe Brazuca – Focado no ensino de português para quem fala espanhol, Philipe se dedica, em seu canal, a melhorar o português daqueles que querem o aprender de forma dinâmica e efetiva com uma metodologia não tradicional.

Além disso, Philipe tem cursos de Português na página https://philipebrazuca.com/. E ele reforça que aprender português para quem fala espanhol pode ser muito fácil

Português com Leticia – Já a Leticia, do canal Português com Leticia, tem uma pegada de ensinar Português para quem não é mais iniciante, mas quer aprofundar o conhecimento de questões como o da gramática. Ela também dá aula de redação.

Cartilha com material do MigraMundo

A edição mais recente da cartilha Portas Abertas, usada pela Prefeitura de São Paulo nos cursos de português para imigrantes, conta com dois textos do MigraMundo usados para as atividades de aprendizagem propostas no material.

A cartilha foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Entre os temas presentes nas atividades propostas pelo material estão o combate ao racismo e ao machismo e o respeito à diversidade de gênero.

A coleção é composta por três volumes – Básico, Intermediário e Avançado – e traz atividades para o ensino de Língua Portuguesa para imigrantes. Seu objetivo é contribuir para aprendizagens da Língua Portuguesa a partir de temas importantes para o fortalecimento da cidadania da população migrante que frequenta o projeto. 


*Venha ser parte do esforço para manter o trabalho do MigraMundo! Veja nossa campanha de financiamento recorrente e junte-se a nós: https://bit.ly/2MoZrhB

*Gostaria de ingressar em nosso grupo de WhatsApp para receber em seu celular as atualizações do MigraMundo? Envie seu nome e telefone para blogmigramundo@gmail.com