Artista italiana cria projeto para histórias de migrantes em São Paulo; veja como participar

0
454
Mapa montado pela artista italiana Margherita Isola a partir de retalhos e relatos de imigrantes. Crédito: arquivo pessoal

Como é deixar o país de origem e ir para outro lugar? Quais os anseios, dores, medos e esperanças envolvidos nessa mudança? É a partir desse testemunho que a artista italiana Margherita Isola, baseada em São Paulo, quer criar um mapa afetivo com as histórias de migrantes de diferentes nacionalidades. Para tal, ela convida imigrantes que moram em São Paulo a participar do projeto contando a sua própria experiência migratória.

Chamado de Projeto Untitled Migrante (migrante sem título, em tradução livre), ele é inspirado na própria experiência migrante pessoal e na crise humanitária potencializada pelos deslocamentos forçados por conflitos e catástrofes naturais no mundo. A partir daí, Margherita iniciou uma investigação sobre “deixar o próprio país e entrar em um outro” e o que este movimento provoca, dentro e fora de cada um, a partir de São Paulo – cidade multicultural e centro histórico de migração, mas que ainda hoje sofre de uma forte desigualdade e discriminação racial.

“Meu desejo é de investigar o fenômeno da migração numa perspectiva subjetiva e coletiva ao mesmo tempo. Meu desafio é de criar uma ponte que possa conectar eu com você, o imigrante e o seu pais de origem, e com o aqui e agora do Brasil e dos brasileiros. Por isso achei fundamental desenvolver o projeto através de um processo participativo e dando voz em primeiro lugar aos protagonistas, os imigrantes, e ao que acontece no interior deles. Olhar para a migração como um deslocamento que acontece dentro e fora de nós”, explica Margherita.

A partir dessas histórias e de uma troca de ideias, a artista irá costurar um bordado em um pedaço de roupa com desenhos que ilustrarão os mapas afetivos inspirados nos testemunhos dos imigrantes que participarem do projeto.

Mapa montado pela artista italiana Margherita Isola a partir de retalhos e relatos de imigrantes. Crédito: arquivo pessoal
Mapa montado pela artista italiana Margherita Isola a partir de pedaços de tecido e relatos de imigrantes.
Crédito: arquivo pessoal

“Acho extremamente importante recolher essas histórias de migração, mapeá-los e, em seguida, pôr essas histórias migrantes em uma perspectiva histórica. Caso contrário, uma amnésia coletiva pode assumir e destruir rapidamente o caminho através do qual entendemos onde estamos agora, e para onde estamos indo”, completa a artista.

Para participar, basta entrar em contato com a artista pelos meios abaixo:

Margherita Isola
Email: margherita.isola@gmail.com
Telefone/WhatsApp: (21) 96916-9502
Línguas que fala/entende: português, francês, italiano e inglês

Com informações do blog Somos Migrantes

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui