publicidadespot_img
terça-feira, agosto 16, 2022

Associação de Residentes Bolivianos pede ajuda após ter sede assaltada em São Paulo

O prejuízo é estimado em pelo menos 70 mil reais. A Associação de Residentes Bolivianos atua desde 1969 em atividades em prol da comunidade migrante

A Associação de Residentes Bolivianos (ADRB), situada na capital paulista, teve sua sede arrombada e assaltada na madrugada de domingo para segunda (4). O caso foi relatado pela própria instituição por meio de comunicado nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (6).

“Fomos surpreendidos com o arrombamento seguido de furto na nossa sede . Levaram tudo que puderam, tudo. O recomeço vai ser muito difícil, mas não impossível. Vamos precisar comprar tudo!”, disse a presidente da associação, Rosana Camacho, por meio da nota da instituição.

Entre os itens que equipavam a sede da ADRB, no bairro do Canindé, estavam insumos e instrumentos médicos e odontológicos, material de campanhas, além de computadores, impressoras, cestas básicas e de higiene, e dinheiro. O prejuízo é estimado incialmente em pelo menos 70 mil reais.

Em dezembro de 2017, o CAMI (Centro de Apoio e Pastoral do Migrante) também teve sua sede assaltada na região central da capital. Após o incidente, a instituição realizou ações para recuperar o que perdeu e redobrou os cuidados com a segurança do local, incluindo a instalação de câmeras de segurança.

A ADRB ainda estuda que medidas tomar para evitar novas ações do tipo. O foco no momento é a busca de recursos para a retomada das atividades.

Pedido de ajuda

Além de relatar o furto, Camacho também fez um apelo à comunidade e demais apoiadores para colaborar com a reestruturação da sede da ADRB.

“Para começar a trabalhar vamos precisar comprar desde uma caneta… Mas enfim, todos estamos sujeitos a este tipo de acontecimento. Vamos precisar da colaboração e do apoio de todos, pois continuamos com a missão”, finalizou.

Colaborações em dinheiro podem ser enviadas via PIX, segundo os dados abaixo. Doações de itens físicos podem ser levadas diretamente à sede da ADRB, situada na rua Itaqui, 513.

Pix ADRB
adrb1969@gmail.com
CNPJ 43227164/0001-69

Outras formas de colaboração podem ser acertadas por meio do e-mail adrb1969@gmail.com.

Sobre a ADRB

Fundada em 25 de maio de 1969, a Associação de Residentes Bolivianos desenvolve uma série de ações assistenciais em prol dos bolivianos em São Paulo e região metropolitana. O país vizinho responde atualmente pela comunidade imigrante mais numerosa na capital paulista, estimada oficialmente em pelo menos 100 mil pessoas, segundo projeções da Prefeitura.

Um dos objetivos da instituição é a união de toda a comunidade boliviana presente na capital paulista, tendo como metas a disseminação da cultura, a assistência sócio-econômica e a prática esportiva. Com o tempo, passou a oferecer outros serviços, como assistência jurídica e médico-odontológica. A Associação de Residentes Bolivianos também é responsável pela edição do jornal La Puerta Del Sol, focado na comunidade boliviana.

A associação é uma das integrantes da rede Bolívia Solidária, que teve papel de destaque no apoio à comunidade boliviana e migrante em geral em meio à fase mais aguda da pandemiaa de Covid-19.

Em fevereiro de 2022, a ADRB recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, uma ação da Prefeitura de São Paulo que destaca empresas e organizações que possuem boas práticas de promoção dos direitos humanos e da valorização da diversidade.

Com informações do portal Bolívia Cultural

- Advertisement -spot_img
- publicidade -

Últimas Noticías