Campanha no Reino Unido lembra: dignidade não tem nacionalidade

0
10

Nem é necessário um grande conhecimento de inglês para entender a mensagem desse vídeo, gravado em 2013 pela organização britânica Migrants’ Rights Network para o Dia Internacional do Imigrante daquele ano – a data é celebrada mundialmente no dia 18 de dezembro.

Com o tema Dignity has no nationality! (Dignidade não tem nacionalidade,  em tradução livre), o vídeo é parte da campanha Our Day, que organizou e incentivou diversos atos de apoio aos imigrantes e refugiados que vivem no Reino Unido – veja mais no portal da campanha.

[youtube=http://youtu.be/t1w5FyXq7kk]

“Temos o direito de migrar, e também de não sermos forçados a migrar”, “todos nós temos direito a uma vida melhor” e “sem exclusões ou exceções” são algumas das diversas mensagens no vídeo. Pessoas que aderiram à campanha enviaram fotos ao longo do ano como forma de suporte a ela – clique aqui para acessar as imagens

A campanha da qual o vídeo faz parte foi também uma resposta ao crescimento da retórica nacionalista e xenófoba em torno do debate da migração no Reino Unido – situação que apenas piorou de 2013 para cá no país e em outras regiões da Europa.

Ou seja, a mensagem pode até ter sido gravada em 2013, mas seu legado se mantém e não só pode – como deve – inspirar e prolongar outras iniciativas que tenham como objetivo garantir e conscientizar sobre os direitos dos imigrantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.