Carnaval peruano em São Paulo quer unir festa e ação solidária por vítimas de desastres no Peru

0
125
Culinária peruana é uma das atrações da Yunza. Crédito: Rodrigo Borges Delfim/MigraMundo - mar.2015

Sexta edição da Yunza em São Paulo traz música, gastronomia, arte e dança do Peru, mas também apoia a campanha #UnaSolaFuerza, em prol das vítimas de desastres naturais recentes no país vizinho

Por Rodrigo Borges Delfim
De São Paulo (SP)

Saudades do Carnaval? Neste domingo (23) acontece no Centro Esportivo Tietê, em São Paulo, a sexta edição do Carnaval Andino Yunza, um evento festivo ao ar livre, gratuito e celebrado principalmente pela comunidade peruana residente na capital paulista e arredores.

A festa tem por objetivo a inserção social, a valorização da diversidade cultural, a preservação dos costumes e o “bem viver” das comunidades migrantes que coabitam na cidade. O evento é uma realização do CDHIC (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante) e do Consulado Geral do Peru em São Paulo, e conta com apoio da Prefeitura paulistana.

Para este ano a festa tem ainda um outro objetivo especial: apoiar a campanha #UnaSolaFuerza, que visa arrecadar recursos para as vítimas das enchentes e desastres climáticos acontecidos recentemente no Peru.

Yunza já se firma como uma grandes festas dos migrantes em SP.
Crédito: Paulo Illes

Durante a Yunza vão ocorrer apresentações culturais de música e dança típica, mostra e venda de artesanatos e pratos típicos que caracterizam a vasta culinária do Peru – tudo isso apresentado pela comunidade peruana residente na cidade de São Paulo. Assim, a festa é uma boa oportunidade para os peruanos residentes no Brasil matarem um pouco a saudade da terra natal – assim como também é feito por brasileiros que vivem no exterior. E também serve como ponto de encontro para pessoas de diferentes origens que desejam conhecer “rodar o mundo sem precisar sair de São Paulo”.

O Centro Esportivo Tietê, além de já ter recebido as últimas duas edições da Yunza, também foi o palco da edição de 2016 do Fórum Social Mundial de Migrações.

6º  Carnaval Andino Yunza 2017
Local: Centro Esportivo Tietê, Av. Santos Dumont, 843, São Paulo (SP) – próximo ao metrô Armênia
Data e hora: domingo, 23 de abril, das 11:00 às 20:00hs
Entrada: gratuita
Organização: Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante/CDHIC e Consulado Geral do Peru em São Paulo
Informações:  (11) 3149-2527

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.