Congoleses em São Paulo lembram independência da terra natal no sábado (04)

0
14

Já chamada de Congo Belga e Zaire, a República Democrática do Congo celebra 55 anos de independência nesta terça-feira (30). E para marcar o fato, a comunidade congolesa que vive em São Paulo prepara uma festa para este sábado (04), na qual será possível conhecer um pouco mais sobre a cultura do país e da própria África por meio da dança e da gastronomia.

Neste ano, a festa acontece na sede da Comunidade Congolesa no Brasil, que fica no bairro do Brás – rua Brigadeiro Machado, 97A (próximo da estação Brás e trem e metrô) – e vai das 19h até a meia-noite.

Comunidade congolesa em São Paulo vai celebrar a independência da terra natal. Crédito: Divulgação
Comunidade congolesa em São Paulo vai celebrar a independência da terra natal.
Crédito: Divulgação

“Os povos congoleses sofreram muito no Congo e aqui no Brasil. Por isso isso eles querem mesmo por uma vez viverem feliz este dia da independência do Congo”, lembra John Beyazo, vice-presidente da Comunidade Congolesa no Brasil e um dos organizadores do evento.

De acordo com dados do Conare (Comitê Nacional para Refugiados), os congoleses são a quarta nacionalidade com mais representantes entre os refugiados no Brasil, atrás de sírios, colombianos e angolanos. O país, que é o segundo maior em extensão na África, apresenta baixos níveis de desenvolvimento – especialmente por conta dos conflitos armados internos que há anos deslocam milhões de pessoas. No entanto, é considerado o segundo país com maior biodiversidade no mundo e um dos mais ricos em recursos naturais.

Importante não confundir a República Democrática do Congo, cuja capital é Kinshasa, com a vizinha República do Congo, de colonização francesa e que tem Brazzaville como capital e maior cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.