Copa dos Refugiados começa trabalhos de 2019 e passará por seis cidades

0
220
Jogadores de Guiné-Conacri e Colômbia durante a etapa de Brasília da Copa dos Refugiados 2019. Crédito: OIM

Estreante no calendário, Brasília recebeu a primeira etapa no último final de semana

Por MigraMundo Equipe
Em São Paulo (SP)

Disputada desde 2014, a Copa dos Refugiados voltou a campo oficialmente no último final de semana. Organizada pela ONG África do Coração – em parceria com diversas outras entidades públicas e privadas -, a atividade procura unir o esporte e outras atividades sociais à conscientização sobre a temática do refúgio.

O calendário de 2019 marca uma grande expansão da Copa. Ao todo, seis cidades devem receber atividades nas próximas semanas – Brasília, uma das estreantes, sediou a etapa inicial. O tema da Copa para este ano é “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa que deixou o seu país”.

Ao todo, 160 atletas amadores divididos em oito equipes disputaram a etapa brasiliense, nas cidades-satélites de Samambaia e Gama. Em campo, seleções representando República Democrática do Congo, Cabo Verde, Gana, Paquistão, Haiti, Guiné-Conacri, Colômbia e Venezuela.

Ao final das disputas, o título ficou com time que representou Guiné-Conacri, tendo a Colômbia como vice.

A seleção campeã em Brasília disputará a etapa nacional da Copa do Brasil de Refugiados e Imigrantes, no Rio de Janeiro. A ela se juntarão as vencedoras das outras rodadas regionais – que ocorrerão em Porto Alegre, no Rio de Janeiro, em Curitiba, no Recife e em São Paulo.

Entre os parceiros que ajudam a viabilizar a Copa dos Refugiados estão o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), OIM (Organização Intencional de Imigrações) e apoiadores dos setores públicos, privados e empresariado.

Outras datas

Depois de Brasília, já estão definidas as datas de outras três etapas da Copa dos Refugiados. De 15 a 18 agosto acontece a etapa de Porto Alegre, que recebe a competição pela terceira vez.

Copa dos Refugiados será disputada em seis cidades em 2019.
Crédito: Divulgação

Já em setembro, nos dias 13 e 14, acontecem duas edições simultaneamente, nas também estreantes Curitiba e Recife.

Ainda aguardam confirmação as datas para as etapas de São Paulo e Rio de Janeiro, além da nacional – também prevista para a capital fluminense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.