publicidade
quinta-feira, setembro 24, 2026

De pedras, muros e pontes

Por Pe. Alfredo J. Gonçalves

As pedras, ou outros materiais sólidos, servem para erguer muros de divisão e separação, tornando mais fortes e inexpugnáveis as fronteiras entre territórios, povos e países. As mesmas pedras, porém, ou outros materiais sólidos, podem estender pontes, reforçar arcos de ligação, aproximar culturas e valares distintos, lançando o alicerce de outro mundo possível.

As pedras, e outros obstáculos, nos fazem tropeçar e cair pelas trilhas, rotas e estradas do êxodo e do exílio, da diáspora e do deserto. As mesmas pedras, porém, e outros obstáculos, tornam-se objetos firmes e propícios para construir degraus, por onde subir qualquer montanha, na realização de sonhos, utopias e esperanças.

As pedras, e outros materiais rígidos, com frequência se convertem em arma para agredir estranhos, desconhecidos ou inimigos. As mesmas pedras, porém, e outros materiais rígidos, podem se transformar em matéria prima para equacionar o direito à moradia, na construção de casas e edifícios, bairros e cidades inteiras, pela busca sadia de um lar, ambiente de família, refúgio e abrigo para toda pessoa humana.

As pedras, e outros objetos impenetráveis, servem em geral para simbolizar o sangue frio de corações insensíveis indiferentes e empedernidos. As mesmas pedras, porém, são usadas igualmente para pavimentar ruas e vias por onde circula o calor da seiva solidária que aquece e entrelaça coisas e plantas, animais e pessoas.

Sobre o autor

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs, é sacerdote da Congregação dos Missionários de São Carlos (scalabrinianos), cujo carisma é atuar com migrantes e refugiados. Durante 5 anos, foi assessor do Setor Pastoral Social da CNBB, depois Superior Provincial e Vigário Geral na Congregação supracitada. Hoje, exerce a função de vice-presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM). Autor do livro Retratos da Metrópole, organizado pela Missão Paz.


Quer receber notícias publicadas pelo MigraMundo diretamente no seu WhatsApp? Basta seguir nosso canal, acessível por este link

O MigraMundo depende do apoio de pessoas como você para manter seu trabalho. Acredita na nossa atuação? Considere a possibilidade de ser um de nossos doadores e faça parte da nossa campanha de financiamento recorrente

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Publicidade

Últimas Noticías