Documentário sobre emigrados entra em circuito comercial no Brasil; veja locais de exibição

0
15
Documentário "Por um Punhado de Dólares, Os Novos Emigrados" quer fazer o público pensar sobre a questão migrante. Crédito: Divulgação

Três anos após finalizado, filme “Por um Punhado de Dólares: os Novos Emigrados” chega às salas de cinema em São Paulo, Rio e Brasília

Por Rodrigo Borges Delfim

As remessas que migrantes enviam a seus parentes nos locais de origem são de suma importância para a sobrevivência de suas famílias, e também para a economia de muitas cidades e até mesmo de países inteiros. No entanto, esse esforço cobra um preço – social, econômico, físico e mental – dos migrantes responsáveis pelas remessas.

Jogar luz sobre essa dinâmica é o objetivo do documentário “Por um Punhado de Dólares: os Novos Emigrados”, do cineasta brasileiro Leonardo Dourado. Finalizado em 2014 e exibido durante a mostra É Tudo Verdade do mesmo ano, a produção chega somente nesta quinta (16) ao circuito comercial, começando por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A projeção, que aconteceu em 5 de abril de 2014, foi acompanhada pelo MigraMundo – leia aqui a crítica e impressões do público presente no ato.

Durante uma breve fala que antecedeu a exibição na mostra, Dourado disse que aprendeu uma importante lição com o documentário. “Aprendi que não existe emigrado ilegal, nenhum emigrado é ilegal. Nunca mais vou chamar um emigrado de ilegal”.

Em cena do filme, seu Jorge recebe dinheiro mandado por seus filhos do Japão.
Crédito: Divulgação

Onde ver o filme?

São Paulo
Espaço Itaú-Unibanco Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 – Consolação (dentro do Shopping Frei Caneca)
Sala 7, às 13h50
Tel.: (11) 3472-2359

Rio de Janeiro
Estação NET Botafogo
Rua Voluntários da Pátria, 88
Sala 2, às 17h
Tel.: (21) 2176-2000
Brasília
Espaço Itaú Brasília
SGCV Sul Shopping Casa Park – Casa Park Lote 22 – Guará
Sala 7, às 13h30
Tel.: (61) 3345-8669

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.