Em números, como foi o MigraMundo em 2017

0
133
Migrantes querem maior participação e acesso aos debates sobre a Lei de Migração. Crédito: Rodrigo Borges Delfim/MigraMundo

Dados do Google Analytics mostram que a audiência do site mais que dobrou em relação a 2016; Lei de Migração foi o grande destaque do ano

Por Rodrigo Borges Delfim
Em São Paulo (SP)

Sim, apesar das dificuldades já reveladas neste texto aqui, o ano de 2017 foi o melhor da história do MigraMundo. E os números do Google Analytics embasam aquilo que foi visto em forma de compartilhamentos, comentários e outros tipos de interações online dos leitores e fãs do site.

Em 2017 o MigraMundo atingiu a marca de 76.356 usuários únicos, quase o triplo do registrado em 2016 (26.204). Ao mesmo tempo, o site mais que dobrou o número de visualizações em relação a 2016 (foram 144.656 contra 55.022). Em média, o leitor do MigraMundo passou 3min21s em cada passagem pelo site (em 2016 o tempo médio foi de 2min41s).

Os números podem parecer pequenos em relação a outros portais de jornalismo independente, mas são um indício de que o site está no caminho certo, especialmente quando comparados com o desempenho nos anos anteriores.

O debate em torno da Lei de Migração foi o principal tema do ano no MigraMundo, incluindo as mobilizações e festejos pela sua aprovação e as frustrações e incertezas trazidas pela regulamentação do texto.

Em 19 de abril, a notícia da aprovação da nova lei pelo Senado na noite anterior levou o MigraMundo à sua maior audiência em um único dia – 2.681 visualizações e 1.806 usuários. Também devido à nova lei, maio (quando foi sancionada) foi o mês recordista em audiência no ano (19.875 visualizações e 11.277 usuários).

Migrantes querem maior participação e acesso aos debates sobre a Lei de Migração; tema foi o destaque de 2017 no MigraMundo
Crédito: Rodrigo Borges Delfim/MigraMundo

Top 10 do ano

Além da Lei de Migração, a cobertura especial sobre os venezuelanos em Roraima, as notícias sobre políticas públicas, manifestações e expressões individuais e coletivas dos migrantes também tiveram destaque ao longo do ano.

Veja abaixo o Top 10 das notícias mais acessadas pelo público do MigraMundo ao longo de 2017:

Veja lista com 80 filmes sobre migrantes, refugiados e deslocados
Nova Lei de Migração é aprovada pelo Senado e segue para sanção presidencial
Poema “Sou Imigrante”, de Moisés Antônio
Lampedusa, a porta da Europa
Conheça organizações internacionais que atuam junto a refugiados
Veja 12 perguntas sobre a Lei de Migração
Decreto sobre nova Lei de Migração está disponível para consulta pública
Com 50 nacionalidades, Festa do Imigrante 2017 já tem data marcada
Sobre o MigraMundo

Além dos acessos ao site, o MigraMundo (na data de publicação deste texto) contava com cerca de 6.000 seguidores no Facebook, 600 no Twitter, 240 assinantes da newsletter, 120 assinantes via WhatsApp e acabou de chegar à marca de 1.000 seguidores no Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.