Estudo da OIM mostra como a população mundial vê a migração

0
568

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Organização Internacional para as Migrações (OIM, IOM na sigla em inglês) mostra como as diferentes regiões do mundo enxergam o fenômeno migratório.

Os dados foram apresentados durante evento no encontro de cúpula do Global Forum on Migration and Development, no último dia 15 de outubro em Istambul (Turquia). O arquivo com o relatório completo (em inglês) pode ser acessado neste link.

Novo estudo produzido pela OIM mostra como a população vê a migração mundo afora. Crédito: Reprodução/OIM
Novo estudo produzido pela OIM mostra como a população vê a migração mundo afora.
Crédito: Reprodução/OIM

Intitulado “How the World Views Migration”, o estudo foi produzido em colaboração com o Gallup World Poll, que fez 183 mil entrevistas em cerca de 140 países entre 2012 e 2014. Ele conclui que a migração é vista com mais simpatia pela população do que parece. Na média global, de acordo com o Gallup, 43% dos entrevistados defendem aumento da migração ou pelo menos a manutenção dos níveis atuais, contra 34% que defendem a redução da migração.

De acordo com o estudo, a Europa é o único continente no qual a maior parte dos entrevistados (52%) acredita que a migração deveria diminuir, contra apenas 8% que defendem o aumento dos níveis atuais.

“A opinião pública sobre a migração desempenha um papel importante na concepção e na eficácia das políticas de migração e integração na maioria dos países. Então precisamos monitorá-la regularmente para ter certeza de que as políticas podem alcançar os resultados pretendidos “, afirma Frank Laczko, chefe do Centro de Análise de Dados Globais de Migração da OIM em Berlim, que liderou o estudo.

Com informações da OIM

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui