publicidadespot_img
sexta-feira, janeiro 27, 2023

Eventos debatem migrações como realidade local e o papel das instituições de apoio a migrantes

Por Lívia Major

Sensibilizar a comunidade para a questão das migrações contemporâneas enquanto realidade local e, ao mesmo tempo, debater a responsabilidade das instituições sobre o tema. Estes são os objetivos e desafios do 1º Congresso Internacional de Mobilidade Humana e do 4º Simpósio Migrações e Refúgio à Luz dos Direitos Humanos. Os dois eventos ocorrem de forma online e têm início já nesta quarta-feira (7), se estendendo até quinta-feira (8).

Os encontros ocorrem de forma online e são promovidos, em conjunto, pela Universidade de Caxias do Sul e pelo Centro de Atendimento ao Migrante, sediado também na cidade gaúcha.

O evento está voltado para acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais e, de forma geral, a todos os interessados pela temática.

Um dos destaques desta quarta-feira será a conferência “Mobilidade Humana no Sul da América do Sul: Perspectivas Históricas e Contemporâneas”, que contará com a participação da ministra conselheira da Delegação da União Europeia no Brasil, Ana Beatriz Martins.

Ainda nesta quarta haverá o lançamento do livro Estratégias para Atenção Integral à Saúde de Migrantes Internacionais no Brasil, realizado a partir de parceria entre Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Organização Internacional para as Migrações (OIM), UCS, CAM, UNISINOS e Faculdade São Francisco de Assis.

As atividades são gratuitas e as inscrições se encerram hoje, podendo ser realizadas por meio deste link, que traz também a programação completa.

Mais informações no telefone: (54) 3218-2145 ou pelo email: [email protected]

Publicidade

Últimas Noticías