Fechado pela Covid-19, Museu da Imigração aposta em conteúdo digital gratuito e mantém agenda cultural

Através de materiais em diversas plataformas digitais, o Museu realiza diferentes ações sobre a temática

0
156
Fachada do Museu da Imigração, em São Paulo. (Foto: Rodrigo Borges Delfim/MigraMundo - out.2017)

No lugar das barracas com comidas típicas e das apresentações de música e dança de diferentes países, uma mostra virtual recorda os 25 anos da Festa do Imigrante de São Paulo. Com ações como essa, o Museu da Imigração de São Paulo, no bairro paulistano da Mooca, procura ao menos minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e manter uma agitada agenda cultural.

Desde seu fechamento, em meados de março, o Museu vem transformando exposições temporárias em novas curadorias virtuais. Ao mesmo tempo, disponibilizou materiais educativos para auxiliar no entretenimento das crianças que estão sem aulas nesse período.

O Museu também mantém uma programação de eventos online, como seminários e lançamentos de livros, como o “Migrações Internacionais e a pandemia de COVID-19” (baixe aqui gratuitamente). Outra novidade do período foi o lançamento de um podcast, o Mobilidade Humana e Coronavírus — disponível no Spotify e outros agregadores do tipo.

Além disso, o Blog do CPPR tem divulgado uma série de publicações produzidas pela equipe técnica do Museu. apresentando bastidores, acervo, exposições e debates sobre imigração.

Aprendizado e reinvenção

A atual diretora do Museu da Imigração, Alessandra Almeida, cita que essa “migração temporária” das atividades da instituição para um ambiente online foi um desafio e, ao mesmo tempo, um aprendizado para toda a equipe.

“Foi necessário refletir, repensar e reformular programações, criar séries, escolher diferentes formatos e usufruir de outras plataformas para manter a nossa atuação junto ao público. O desenvolvimento de conteúdos exclusivamente online foi um desafio e, ao mesmo tempo, um aprendizado”.

Essa tarefa é facilitada pelo Acervo Digital do próprio Museu. Com mais de 250 mil imagens, ele ajuda a contar a história da imigração em São Paulo e no país por meio de diferentes registros fotográficos e documentais.

As visitas a exposições virtuais são garantidas por uma parceria entre o Museu e o Google Arts & Culture. Enquanto isso, no canal oficial da instituição no YouTube, estão disponibilizados trechos de depoimentos da coleção de história oral, entrevistas com descendentes e migrantes de comunidades relacionadas à Festa do Imigrante.

Ainda não há uma previsão para a reabertura do Museu. No entanto, segundo a diretora, lições importantes já podem ser tiradas do período, que ajudarão a organizar futuras atividades — tanto presenciais quanto online.

“Nesse período, passamos por um processo de reinvenção com o qual conseguimos, por exemplo, alcançar novas pessoas que, até então, nos acompanhavam, mas não tinham a oportunidade de participar ativamente por conta da distância física”. 

#CulturaEmCasa

O esforço empreendido pelo Museu também entra no escopo da campanha #CulturaEmCasa, organizada pela Secretaria da Cultura e Economia de São Paulo.

A ação tem o objetivo proporcionar diferentes atividades culturais como espetáculos, visitas virtuais a museus, palestras, livros e filmes como forma de estimular a prática do distanciamento social no Estado.

“As pessoas continuam precisando de arte, de cultura e de criatividade”, disse o secretário estadual de Cultura, Sérgio Sá Leitão, ao portal G1 em julho passado. “Vamos disponibilizar todos os conteúdos que a Secretaria dispõe, por meio digital, para que as pessoas que estão em quarentena possam ter acesso a arte de qualidade em suas casas”.

O que está por vir

Veja abaixo as atividades já confirmadas pelo Museu para a primeira quinzena de setembro.

Webinário “Contexto da pandemia: direitos de migrantes e refugiados e temas emergentes”
Data e hora: 04 de setembro, às 14h
Plataforma: YouTube

Live “Acervos: Formação e Relações”
Data e hora: 10 de setembro, às 17h
Plataforma: Instagram

Live “Ponto a Ponto: carteira origami”
Data e hora: 12 de setembro, às 15h
Plataforma: Instagram

*Colaboração de Carolina Guagliano


*Venha ser parte do esforço para manter o trabalho do MigraMundo! Veja nossa campanha de financiamento recorrente e junte-se a nós: https://bit.ly/2MoZrhB

*Gostaria de receber notícias do MigraMundo diretamente em seu WhatsApp? Basta acessar este link e entrar em nosso grupo de distribuição de conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.