publicidadespot_img
quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Instituto na Suíça lança concurso de estudos sobre migração de retorno e desenvolvimento

O Graduate Institute, localizado em Genebra (Suíça), lançou uma competição internacional para estimular a reflexão e a inovação no desenvolvimento de diferentes perspectivas disciplinares e contextuais. Para 2015, o tema escolhido pela instituição foi migração de retorno e como ela pode contribuir social ou economicamente para o desenvolvimento.

As inscrições para o concurso, chamado de Advancing Development Goals Contest (ADG), começaram em 15 de dezembro e vão até 30 de abril de 2015. Uma comissão interdisciplinar vai escolher os semifinalistas, que terão suas propostas publicadas no site do concurso.

Concurso vai premiar estudos sobre migração de retorno e desenvolvimento. Crédito: Graduate Institute
Concurso vai premiar estudos sobre migração de retorno e desenvolvimento.
Crédito: Graduate Institute

Dentre os semifinalistas, três estudantes ou grupos de estudantes serão selecionados e convidados a viajar até Genebra para apresentar e defender oralmente suas propostas. Os finalistas também estarão presentes na cerimônia de premiação, onde os resultados do concurso serão anunciados – 17.500 francos suíços (cerca de R$ 47 mil) serão distribuídos aos vencedores.

O concurso convida os estudantes a:

– identificar um desafio decorrente da migração de retorno;
– construir uma análise teórica interdisciplinar sobre como a migração de retorno afeta o desenvolvimento social ou econômico em um (mas transponível) contexto específico;
– propor a inovação nas políticas, práticas, processos ou tecnologia níveis transformando o desafio em oportunidade de desenvolvimento.

Clique aqui para acessar o site do Graduate Institute

O anúncio dos semifinalistas está previsto para 1º de julho de 2015; os finalistas devem ser definidos já no dia 27 do mesmo mês, enquanto a cerimônia oficial de premiação deve acontecer em 15 de outubro.

A edição anterior do Advancing Development Goals Contest, de 2014, teve como tema o empoderamento de mulheres para o desenvolvimento. Uma das propostas finalistas, aliás, abordou a educação como forma de lidar e combater a exploração de mulheres migrantes (clique aqui para ter acesso ao documento).

 

Publicidade

Últimas Noticías