Migrantes trazem muito mais do que uma mala, mostra campanha da OIM

0
297

O que os imigrantes trazem quando chegam a um outro país? Certamente carregam muito mais do que uma mala. Cada um carrega consigo todo um acúmulo de experiências, ideias, sonhos… Enfim, toda uma série de contribuições sociais e culturais.

Mostrar e valorizar essa bagagem social e cultural que os imigrantes levam aos locais que chegam é o mote da nova campanha lançada em Washington (EUA) pela Organização Internacional para as Migrações (OIM ou IOM, na sigla em inglês), com apoio da US Association for International Migration (USAIM).

Cartazes que exaltam tais contribuições serão espalhados pelo locais de transporte público mais movimentados da cidade. Um ponto interessante dessa campanha é que são mostradas não apenas contribuições laborais, mas também habilidades culturais que cada migrante pode trazer e incorporar ao seu próprio cotidiano e ao da cidade ou região em que vivem.

Por exemplo, um deles (o terceiro da esquerda para a direita) mostra um operário forte o suficiente para trabalhar na construção civil, mas que também sabe tocar bateria – seria ele o futuro baterista de uma famosa banda de rock? Saiba mais sobre a campanha acessando o site da OIM.

Cartaz que a OIM está espalhando por Washington (EUA), enfatizando as contribuições dos imigrantes. Crédito: OIM/USAIM
Cartaz que a OIM está espalhando por Washington (EUA), enfatizando as contribuições dos imigrantes.
Crédito: OIM/USAIM

De acordo com o Censo realizado em 2010, 12,9% da população total dos Estados Unidos não nasceu no país – e dentre os estrangeiros, 17% chegaram a partir de 2005.

A OIM promove constantemente campanhas e iniciativas que visam valorizar e enfatizar as contribuições dos migrantes para os países que os recebem. O portal Migrants Contribute, mantido pela entidade, reúne parte dessas histórias e ajuda a ir além das estatísticas sobre migrações.

Leia também: Para ir além das estatísticas e manchetes sobre migrações

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.