O fim das tendas nos campos de refugiados?

0
285

O setor de inovações da agência da ONU para refugiados (ACNUR), em conjunto com a Fundação IKEA, apresentou o protótipo de um novo tipo de abrigo, que poderia substituir as tendas em campos de refugiados. Feitos com painéis de polipropileno, um tipo bastante comum de plástico e altamente reciclável, os novos abrigos têm uma vida útil estimada em dez anos – as tendas de pano atualmente utilizadas têm vida útil média de apenas três anos.

184504_363532977079232_1072813517_n

Os testes de campo com o protótipo devem ser feitos nos próximos meses. Neles, a ACNUR pretende verificar o desempenho do novo abrigo em condições extremas – frio, calor, ventanias, chuvas, entre outros. O peso da estrutura é de 110 kg, que pode ainda ser reduzido para 100 kg, segundo os desenvolvedores. Existe ainda a possibilidade de o modelo ser usado para alojamento do pessoal da própria ACNUR no futuro.

Na página da organização no Facebook podem ser obtidas maiores informações e também tirar dúvidas sobre o protótipo. O novo abrigo tem potencial para tornar menos precárias as condições físicas dos campos de refugiados. Mas é claro, vale ressaltar que nenhum abrigo, por melhor que possa vir a ser, é capaz de substituir o que os refugiados perderam ou tiveram de deixar para trás quando ficaram sob essa condição.

Crédito da imagem: Reprodução Facebook/UNHCR Innovation

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.