As celebrações relativas à cultura chinesa no Brasil vão além da famosa festa de Ano Novo. E uma prova disso poderá ser conferida na capital paulista neste sábado (31), a partir das 9h, quando a Raia Olímpica da USP vai receber o tradicional Festival Dragon Boat, dos mais embeláticos do país asiático.
Com mais de dois mil anos de história, o Festival Dragon Boat (Duanwu) é conhecido pelas corridas de canoas em formato de dragão, conduzidas por equipes de remadores guiados pelo ritmo de tambores. Em 2025, de acordo com o calendário lunar, a data oficial da celebração cai justamente em 31 de maio.
O evento integra o projeto “50 Anos das Relações Brasil e China: Uma História de Amizade”, uma realização do Ibrachina (Instituto Sociocultural Brasil-China) e do Chinese Bridge Club in São Paulo, com apoio do Consulado-Geral da China em São Paulo, da Associação Chinesa de Barco Dragão do Brasil, da Cult SP e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Além da tradicional competição de barcos-dragão, o público poderá participar de um workshop da modalidade e assistir a uma programação cultural que inclui o show do Ibrachina Musical Project – banda brasileira que interpreta músicas chinesas com arranjos contemporâneos – e apresentações das tradicionais Dança do Leão e Dança do Dragão, símbolos de sorte e prosperidade na cultura chinesa.
“O Dragon Boat Day é mais do que um evento esportivo e cultural – é uma ponte viva entre Brasil e China. Em um ano tão simbólico como este, celebramos cinco décadas de amizade com um encontro que promove integração, respeito e troca de experiências entre os povos”, destaca Thomas Law, presidente do Ibrachina.
Desde 2009 a China figura como principal parceiro comercial do Brasil. Neste mês de maio, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, anunciou que brasileiros estarão dispensados da necessidade de visto para ingresso no país a partir de junho. A medida visa aumentar o intercâmbio cultural e se estende também a outros quatro países sul-americanos: Argentina, Uruguai, Chile e Peru.
Estima-se que no Brasil vivam cerca de 300 mil chineses. A grande maioria vive no estado de São Paulo, em especial na capital paulista – uma comunidade ainda engrossada pelos descendentes diretos.
Serviço
Dragon Boat Day: 50 Anos das Relações Brasil e China
Data/ Horário: 31 de maio de 2025, a partir das 9h
Local: Raia Olímpica da USP – Av. Professor Mello de Morais, 1382 – Butantã, São Paulo/SP
Quer receber notícias publicadas pelo MigraMundo diretamente no seu WhatsApp? Basta seguir nosso canal, acessível por este link
O MigraMundo depende do apoio de pessoas como você para manter seu trabalho. Acredita na nossa atuação? Considere a possibilidade de ser um de nossos doadores e faça parte da nossa campanha de financiamento recorrente