publicidadespot_img
domingo, outubro 1, 2023

UFRJ promove Seminário Internacional sobre migrações e direitos humanos

O evento ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro, com painéis presenciais e virtuais. Um dos destaques é o espaço dado para diálogo entre meio acadêmico e global mobility

O Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ (LADIH/UFRJ) promoverá, nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2023, o Seminário Internacional de Direitos Humanos e Migrações no Século XXI. O evento será realizado de forma híbrida, com mesas virtuais e mesas presenciais, na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ), no centro da capital fluminense.

O Seminário busca promover o debate em torno do fenômeno migratório, a partir de uma perspectiva da teoria crítica dos direitos humanos. O evento contará com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional, que abordarão temas como os fluxos contemporâneos de migração, as inovações normativas nacionais e internacionais a respeito do tema, e a construção de políticas públicas voltadas aos migrantes. Pela primeira vez, ainda, um evento acadêmico vai abordar o migrante laboral / global mobility.

Alguns dos palestrantes são Diana Quintas, Socia da Fragomen; Patrícia Tavares, Country Manager da K2 Corporate Mobility; Yasmine Siblot, professora da Universidade do Porto; Thales Arcoverde, Defensor Público Federal; entre outros.

A pluralidade de palestrantes marca o compromisso do Seminário com a diversidade. Karina Chuquimia, pesquisadora do LADIH/UFRJ e diretora da Immigration Consulting, destacou a importância do Seminário, principalmente no que toca ao tema da mobilidade global. “Posso afirmar que é a primeira vez que vejo um evento acadêmico sobre migração em uma das mais prestigiosas universidades do país abordar o global mobility / imigrante laboral como uma oportunidade para o Brasil e para os profissionais e estudantes brasileiros que queiram conhecer sobre nossa área, para entender o mercado do trabalho atual e acrescentar oportunidades a suas carreiras profissionais”.

Foto: Divulgação

Diálogo entre migração laboral e setor acadêmico

A relação entre migração laboral e o meio acadêmico ganha importância no evento ao explorar as implicações multidisciplinares do fenômeno do global mobility. O seminário oferece um espaço para criar uma ponte sobre como a migração laboral influencia não apenas os aspectos socioeconômicos. No entanto, também desafia as abordagens convencionais de pesquisa contemporânea da migração. Ao trazer especialistas para o debate, busca-se enriquecer a compreensão na prática do tema e fomentar diálogos produtivos para aproximar as perspectivas acadêmicas sobre essa questão do cenário atual.

Vinculado ao LADIH/UFRJ, o grupo de pesquisa que organiza o evento se chama Fluxos Migratórios no Mundo Contemporâneo. Pedro Franco Villela, advogado, pesquisador e coordenador do grupo, destacou a proposta de composição dos painéis do Seminário.

“O projeto nasceu com a proposta de ouvir os diferentes agentes sociais. Nesse sentido, buscamos compor as mesas do evento com pelo menos um migrante, um ator da sociedade civil e alguém da academia, dando especial destaque a vozes de mulheres. Assim, buscamos a diversidade e a heterogeneidade, características que marcam os fluxos migratórios.”

O evento é aberto ao público em geral, em especial aos pesquisadores, estudantes, profissionais e representantes da sociedade civil que atuam na temática migratória. Também é livre a inscrição de artigos e resumos de trabalhos para apresentação e publicação.

Mais informações, bem como inscrições estão disponíveis no seguinte link: https://linktr.ee/fluxosmigratoriosufrj.

Publicidade

Últimas Noticías