Uma radiografia da diáspora forçada síria

0
286

Desde o início da guerra civil na Síria, em março de 2011, dados oficiais apontam que 2,5 milhões de cidadãos já deixaram o país. Destes, 700 mil estão vivendo como refugiados em nações vizinhas ou mesmo na Europa – um estrago gigantesco para uma nação de pouco mais de 22 milhões de habitantes (dados do CIA World Factbook).

O site Syrian Refugee, criado em janeiro e que conta com apoio do Migration Policy Centre, ajuda a dar uma noção maior do tamanho do impacto da guerra sobre o país. Além de dados da recente diáspora síria causada pela guerra, o portal traz relatos especiais dos campos de refugiados sírios nos países vizinhos. No portal ainda podem ser encontradas informações adicionais, como países que enviaram ajuda humanitária à Síria e o total que cada um destinou.

Vale frisar que os dados acima vêm de fontes oficiais. O saldo real da diáspora síria causada pela guerra civil no país – que ainda parece longe de terminar – certamente é bem maior. E deve continuar crescendo à medida que o conflito se arrasta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.