Uma reflexão a partir da Semana do Migrante, que começa em todo o Brasil

0
868

A partir da abertura da Semana do Migrante pelo Serviço Pastoral do Migrante, que aconteceu neste domingo (14) e vai até dia 21, o jornalista e militante chileno Miguel Ahumada faz uma reflexão mais do que pertinente para o momento crítico que a temática migratória vive no mundo.

Por Miguel Ahumada (texto e fotos)

Foi aberta neste domingo (14), em todo o país, pelo Serviço Pastoral do Migrante, a 30ª Semana do Migrante ,que prossegue ate o dia 21 de junho. Para este ano o tema é “Sociedade e Migração”, e o lema, “Não ao preconceito, por direitos e participação!”.

A semana é de intensa atividade, com celebrações, seminários, mobilização da Igreja e da sociedade.

Em Santo André (SP), a missa foi celebrada pelo Padre Luis Espinnel com a presença de 12 países de comunidades de imigrantes. Na sua homilia, Padre Luis diz que é fundamental o caminho para a construção de uma sociedade justa de acolhida, fraterna e de respeito a todas as pessoas em dignidade e diferentes em suas identidades culturais. E que na convivência e na relação com o outro , é possível enriquecer e construir um mundo diferente.

Em Santo André, missa de abertura teve presença de 12 comunidades migrantes.
Em Santo André, missa de abertura teve presença de 12 comunidades migrantes.

Considerando o princípio da dignidade humana, é urgente uma politica migratória pautada pela promoção dos direitos humanos, trabalhar para minimizar o preconceito e a discriminação. O fluxo migratório atual o mundo constitui o maior movimento de todos os tempos.

É necessário debater o tema pelo seu conteúdo e significado politico. A grave crise econômica mundial obriga o deslocamento de um país para outro em busca de oportunidades para uma vida digna. Junta-se a este processo as inúmeras crises politicas responsáveis pelos vários conflitos bélicos que causam milhões de migrantes – os quais são obrigados a deixar seus países para buscar proteção e segurança.

Igreja em Santo André ficou lotada para o lançamento da Semana do Migrante
Igreja em Santo André ficou lotada para o lançamento da Semana do Migrante

Nesta semana uma reflexão. Peço a proteção divina a todos os migrantes que deixaram suas casas em busca de novas oportunidades em outro país; para os refugiados, que são forçados a deixar suas casas por ameaças de violência; para os migrantes vítimas do tráfico de seres humanos; para os imigrantes que muitas vezes deixam para trás seus amigos e familiares, em busca uma vida melhor e mais oportunidades em outros lugares. Oro especialmente para sua proteção em crianças migrantes que são vulneráveis à exploração e abuso nas mãos de outras pessoas.

Boa semana a todos.

Link original: http://www.miguelimigrante.blogspot.com.br/2015/06/30-semana-do-migrante-em-todo-o-pais.html