publicidadespot_img
quinta-feira, agosto 18, 2022

Vem aí o 6º Fórum Social Mundial das Migrações

Um dos eventos mais importantes sobre migrações em nível internacional está se aproximando. É o Fórum Social Mundial das Migrações (WSFM, na sigla em inglês), que chega à sua sexta edição e ocorrerá entre os dias 5 e 8 de dezembro em Johanesburgo, África do Sul. Será a primeira vez do evento no continente africano.

O site da atual edição já está no ar, assim como a fanpage no Facebook, e traz informações sobre a origem do Fórum e edições anteriores. A última delas aconteceu em Manila (Filipinas), no final de 2012.

Fórum Social Mundial das Migrações já está a caminho e será em dezembro, na África do Sul. Crédito: Reprodução/Facebook/WSFM
Fórum Social Mundial das Migrações já está a caminho e será em dezembro, na África do Sul.
Crédito: Reprodução/Facebook/WSFM

O WSFM é uma das temáticas derivadas do Fórum Social Mundial e teve sua origem em Porto Alegre, em 2005. Em especial, esse evento oferece um espaço para o debate democrático, reflexão, partilha de ideias e experiências, o intercâmbio cultural, a socialização, trabalho em rede, aumentando a solidariedade, a construção de consensos, a discussão de planos e estratégias, e a popularização de posições, agendas e ações sobre questões relacionadas com migrações e mobilidade.

Para este ano, estima-se que 3.000 pessoas devem participar, de todas as partes do mundo. O tema desta edição é  “Migration in the Heart of our Humanity: Rethinking Mobility, Development and Globalisation” (“Migração no Coração da nossa Humanidade: Repensando Mobilidade, Desenvolvimento e Globalização”, em tradução livre).

Como a África do Sul e países vizinhos abordam a questão migratória? Como o continente lida com os deslocamentos entre países vizinhos, provocados por conflitos internos, intervenções externas e problemas ambientais e climáticos? Como se posiciona em relação aos cidadãos que tentam chegar à Europa e outras regiões do planeta por barcos, por terra ou por ar? O WSFM deve ser um lugar privilegiado para entender um pouco desses assuntos e outros inseridos nessa dinâmica tão intensa e, ao mesmo tempo, pouco conhecida fora do continente africano.

Mais informações sobre o WSFM poderão ser obtidas no site do evento. O MigraMundo vai acompanhar ainda a preparação das entidades e pessoas ligadas aos migrantes no Brasil que devem tomar parte no fórum, assim como a expectativa para as discussões e encaminhamentos a serem feitos.

 

- Advertisement -spot_img
- publicidade -

Últimas Noticías