2º Feirão do Imigrante em São Paulo duplica atendimentos da edição anterior

0
328

A segunda edição do Feirão do Imigrante, promovido pelo CIC (Centro de Integração da Cidadania) do Imigrante em São Paulo, atendeu um total de 206 pessoas de 28 nacionalidades distintas. O número é o dobro do registrado na edição anterior, em junho deste ano, quando cerca de 100 pessoas foram atendidas.

Durante o mutirão de serviços, que aconteceu na última segunda-feira (09), foram oferecidas palestras, atendimento em relação a carteira de trabalho, benefícios sociais, inscrições para cursinho e e curso de português, entre outras ações.

A expectativa é que o total de atendimentos seja maior a cada edição. “Nosso objetivo é melhorar a vida dessas pessoas, ajudá-las a superar as dificuldades, que são muitas ao chegarem ao país. O emprego é um direito de todos”, ressaltou o secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), José Luiz Ribeiro.

CIC do Imigrante recebeu mais um Feirão do Emprego. Crédito: SERT/SP
CIC do Imigrante recebeu mais um Feirão, com cerca de 200 atendidos.
Crédito: SERT/SP

Além dos serviços oferecidos, também aconteceu uma seleção com 50 pessoas para uma rede de lanchonetes, que encaminhou 16 candidatos para a a próxima fase do projeto.

Um dos imigrantes atendidos ao longo do dia foi o haitiano Júlio Gerandio, 43, que está há dois anos no Brasil. “Para ficar aqui eu preciso de um emprego, de dinheiro, de condições dignas de vida. Já cadastrei meu currículo, agora tenho que torcer para dar tudo certo.” Ele já te experiência no país como eletricista e na construção civil.

Sobre o Feirão e o CIC do Imigrante

O Feirão do Imigrante foi organizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, em parceria com a SERT e instituições como Sebrae. Ele tem como objetivo ajudar os imigrantes na conquista do emprego e de melhores condições de vida, mediante os serviços ofertados no local.

Já o CIC do Imigrante, inaugurado em 15 de dezembro de 2014,  foi criado com a proposta de ser um espaço em que o imigrante pudesse encontrar os diversos serviços que lhe são necessários. Ele oferece um atendimento especializado e centralizado de informações e serviços com objetivo de acolher e facilitar o acesso a direitos fundamentais a estrangeiros que chegam a São Paulo em situação de vulnerabilidade.

Com informações da SERT

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.