A ABEMMI (Associação Brasileira de Especialistas em Mobilidade Internacional) definiu a diretoria que vai conduzir a entidade pelos próximos três anos e recebeu quatro novos associados.
As formalizações aconteceram durante a Assembleia Geral Ordinária da ABEMMI, ocorrida de forma online no último dia 25 de junho.
Para o novo mandato, que se encerra em 2026, foram reeleitas Marta Mitico para a Presidência da ABEMMI e Diana Quintas como vice. Completam a diretoria Samar Jerardi (Diretora de Comunicação e Marketing), Arnaldo Petarnella (Diretor Financeiro) e Roberto de Paula (Diretor de Relacionamento com Associados)
O Conselho Diretor da entidade, por sua vez, passa a ser composto por Daniela Lima, Isa Soter e Leonardo Souza. Na diretoria técnica estão Carolina Carnaúba, Flavia Fernandes e Idalmir Luz.
Novos associados e MigraMundo
O MigraMundo, no ar desde 2012 e único site jornalístico no Brasil inteiramene dedicado à temática migratória, é um dos novos associados da ABEMMI. Também tiveram adesão aprovada à entidade as empresas Heck de Andrade, Mira Global Partners e Mosaico.
Com as novas adesões, a ABEMMI passa a contar no momento com 68 associados. Há outras instituições que aguardam parecer para ingresso na entidade.
“Dar início a mais um mandato com quatro novos associados, entre eles o prestigiado site MigraMundo, é a comprovação de que a ABEMMI representa o segmento de mobilidade com protagonismo e efetividade. Nosso muito obrigada ao MigraMundo e a cada um dos mais de 60 associados que reiteraram a confiança nessa administração com seu voto”, afirmou Marta Mitico, reeleita diretora-presidente da ABEMMI.
Contas aprovadas e ABEMMI Summit
A Assembleia Geral Ordinária da ABEMMI teve ainda a aprovação unânine das contas do Exercício de 2022 e do primeiro semestre deste ano.
A diretoria também prestou contas do VIII ABEMMI Summit, ocorido em maio passado na capital paulista, e a pesquisa de satisfação a respeito do evento, que contou com ampla aprovação dos participantes.
A construção de uma política nacional para gerenciar as migrações no Brasil e os brasileiros no exterior foi um dos temas debatidos durante o ABEMMI Summit. O evento voltou a ser realizado presencialmente depois de três anos de atividades remotas em razão da fase aguda da pandemia de Covid-19.
Ainda durante o ABEMMI Summit, que contou com cobertura do MigraMundo, foram debatidos temas como o contexto geopolítico mundial e seus efeitos sobre a migração, acessibilidade e humanização do trabalho remoto.
Também participou da Assembleia Geral Ordinária da ABEMMI o novo Coordenador Geral de Imigração Laboral do Ministério da Justiça, Jonatas Luis Pabis. Ele afirmou que o governo federal está ciente dos atrasos na análise de pedidos de residência e que estão sendo feitos esforços para resolver a situação.
A partir de um questionamento do MigraMundo, em meados de julho, o Ministério da Justiça informou que a Coordenação-Geral de Imigração Laboral da pasta registrou no primeiro semestre de 2023 um aumento de 40% no número de solicitações de autorização de residência em relação ao mesmo período de 2022.