publicidade
quarta-feira, maio 22, 2024

Ação de empregabilidade para imigrantes tem início em São Paulo e vai até dezembro

Projeto é gratuito e necessita de agendamento prévio, que pode ser feito por telefone ou presencialmente no CRAI Oriana Jara. O centro de atendimento também pode ajudar com documentação

Começa a partir desta sexta-feira (14) em São Paulo, no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) Oriana Jara, a “Ação de Trabalho e Emprego para Imigrantes”. O projeto, que tem programação até o mês de dezembro, oferece capacitação gratuita e encaminhamento para entrevistas de recolocação profissional.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente. Ela conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), que disponibiliza o Cate Móvel (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) para a ação.

O Cate realizará o cadastro e encaminhará para as entrevistas de emprego, os candidatos que atenderem o perfil das vagas abertas. A Fundação Paulistana participa da ação com o programa Elabora, que oferecerá capacitações para as entrevistas.

Como participar

Para participar da ação é necessário fazer um cadastro prévio pelo telefone (11) 2361-3780 ou presencialmente no CRAI. Os horários disponíveis são das 8h às 10h30 ou das 10h às 12h, com 30 vagas cada período. Os interessados devem comparecer munidos de CPF – caso o imigrante não tenha o documento, o próprio CRAI pode ajudar a consegui-lo.

No primeiro dia do projeto, são cerca de 50 oportunidades de emprego nas áreas do comércio, serviços e construção civil serão disponibilizadas na ação. Entre elas destacam-se 30 vagas para operadores de loja, função que exige do trabalhador habilidades no controle e reposição de estoque, atendimento ao público, uso de caixa, entre outros. Os salários variam entre R$ 1.500 e R$ 3.000

“A intenção é tornar o processo mais ágil, uma vez que as atividades ocorrem no mesmo dia. Em mais ou menos duas horas e meia, os imigrantes passam pela oficina de capacitação e, depois, acessam as vagas que têm oportunidades variadas, como recepção e serviços gerais, por exemplo”, pontua Aline Bianca Silva, assistente social do CRAI.

Programação até dezembro

Quem não conseguir agendar um horário no programa para esta sexta-feira terá outras oportunidades nos meses seguintes: 5 de maio; 16 de junho; 07 de julho; 11 de agosto; 15 de setembro; 06 de outubro; 10 de novembro; e 8 de dezembro.

“Até dezembro, nós vamos promover outras nove rodadas como essa, com o propósito de ajudar a melhorar a perspectiva de futuro dessas pessoas, que deixaram seus países em busca de condições melhores de saúde, educação e trabalho”, conclui Aline.

De acordo com levantamento feito pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com a OIM (Organização Internacional para as Migrações), 376.156 imigrantes vivem na capital paulista. As principais comunidades são a de bolivianos (27%), chineses (7%) e haitianos (6%).

Serviço

“Ação de Trabalho e Emprego para Imigrantes”
Quando: Sexta-feira, 14 de abril de 2023, das 08h às 12h30
Onde: CRAI Oriana Jana | R. Major Diogo, nº 834, Bela Vista – São Paulo/SP
Agendamento: Presencial ou por telefone | (11) 2361-3780
Pré-requisitos: Compreensão da língua portuguesa, CPF e Carteira de Trabalho
Próximas datas: 5 de maio, 16 de junho, 7 de julho, 11 de agosto, 15 de setembro, 6 de outubro, 10 de novembro e 8 de dezembro

Com informações da Prefeitura de São Paulo

3 COMENTÁRIOS

  1. Gran oportunidade para nós Imigrantes
    Mais e tudo verdade sera que realmente gratuito..
    Queria saber .
    Obrigada..
    Tenho interesse en Técnico en enfermagem.
    E segurança no trabalho.
    Só Boliviana tenho 38 Anos acabei o insino médio todo..

Comentários estão desabilitados

Publicidade

Últimas Noticías