Bolívia vence e se torna a primeira bicampeã das Copas Gringos

0
8

Enquanto a Copa América da Fifa mobiliza seleções na América do Sul, a Copa Gringos faz o mesmo com os times formados pelas comunidades migrantes que vivem em São Paulo. E no último domingo (21) terminou mais um Festival Copa Gringos, o segundo neste ano e o quarto torneio da franquia “Copa Gringos” desde 2014.

Os jogos foram disputados nos dias 14 e 21 de junho no Clube Lausanne Paulista, zona norte de São Paulo.

Ausente na edição passada por questões financeiras, a Bolívia voltou e fez valer o favoritismo que carrega desde a primeira competição e ficou com o título, após vencer nada menos que os donos da casa, o Brasil, pelo placar de 3 a 0.

Bolívia é a primeira bicampeã das Copas Gringos. Crédito: Festival Copa Gringos
Bolívia é a primeira bicampeã das Copas Gringos.
Crédito: Festival Copa Gringos

Com esse resultado e considerando as três edições anteriores, a Bolívia se torna a primeira seleção bicampeã das Copas Gringos (ela ficou com a taça da Liga Gringos, no fim de 2014). Ela ainda carrega um outro retrospecto de respeito, chegando à final nas três das quatro edições que disputou do torneio.

A primeira Copa Gringos teve Camarões como vencedor, enquanto o Festival anterior deste ano ficou com o Peru.

Copa Gringos ou Copa América?

Ao final da fase de grupos, a Copa Gringos foi dividida em três séries: Ouro para os oito melhores classificados; Bronze para as quatro seleções de pior campanha; e Prata para os outros oito times.

A Série Ouro, a principal, teve domínio quase total das seleções da América do Sul, que ocuparam sete das oito vagas disponíveis – a Espanha foi o “estranho no ninho”, mas acabou eliminada pela própria Bolívia ainda nas quartas de final.

Além de Bolívia e Brasil, o pódio da Série Ouro foi completado pelo time 3 da Colômbia, que goleou a Argentina por 6 a 0.

Asiáticos dominam séries Prata e Bronze

As séries Prata e Bronze foram disputadas pelas demais seleções que ficaram pelo caminho. E as duas representantes da Ásia aproveitaram a segunda chance para também comemorarem títulos na Copa Gringos.

O título da Série Prata ficou com a Coreia, que goleou o time 1 da França por 6 a 1 e assim assegurou a nona colocação na classificação geral (veja a relação completa ao final do texto); já na Bronze quem levou a melhor foi Taiwan, umas das estreantes na Copa Gringos e que venceu um quadrangular que também foi disputado pelos times 2 de França e Itália, além de Esperanto.

"Inspirados" pelo Real Madrid, coreanos ficaram com a Série Prata. Crédito: Festival Copa Gringos
“Inspirados” pelo Real Madrid, coreanos ficaram com a Série Prata.
Crédito: Festival Copa Gringos

Veja abaixo como ficou a classificação geral do 2º Festival Copa Gringos. Mais informações sobre os resultados e outras imagens do torneio podem ser obtidas na página oficial do Festival no Facebook.

Campeão: Bolívia (Série Ouro)
Vice-campeão: Brasil
3º lugar: Colômbia 3
4º lugar: Argentina
5º Uruguai
6º Espanha
7º  Colômbia 1
8º Peru
9º Coreia (campeã da Série Prata)
10º França 1
11º Alemanha
12º Itália 1
13º Suíça
14º Colômbia 2
15º EUA
16º Grécia
17º Taiwan (campeão da Série Bronze)
18º França 2
19º Esperanto
20º Itália 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.