publicidade
sexta-feira, janeiro 24, 2025

CRAI comemora dez anos de atendimentos a migrantes em São Paulo com programação especial

Inaugurado em 2014, CRAI é uma das expressões da Política Municipal para a População Imigrante em São Paulo; nome atual é homenagem a ativista precursora na luta pela defesa dos direitos da população migrante na capital paulista

Em funcionamento há dez anos em São Paulo, completados exatamente no mês de novembro, o CRAI (Centro de Referência e Atendimento ao Migrante) Oriana Jara preparou uma programação especial nesta semana para celebrar este marco, contemplando oferta de serviços diversos e espaço de debate para troca de experiências. Todas as atividades são gratuitas.

Mantido pela Coordenação de Políticas para Imigrantes, que é um dos braços da SMDHC (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania), o CRAI tem como objetivo oferecer orientações para a regularização migratória e acesso aos direitos e serviços sociais, disponibilizar apoio jurídico e atendimentos psicológicos. Além disso, também recebe e encaminha denúncias de violações de direitos humanos.

“Comemorar uma década de existência de um serviço dedicado ao atendimento e orientação especializada das demandas da população imigrante reflete o compromisso de termos uma política municipal articulada a um olhar da defesa dos direitos humanos, que reafirma a cidadania desta população e sua importância na sociedade”, declarou Ana Léon, coordenadora de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, em comunicado à imprensa.

A programação, que conta ainda com o apoio da OIM, a Agência da ONU para as Migrações, começa nesta segunda-feira (9) e se estende ao longo da semana, terminando na sexta (13). As atividades previstas incluem atendimentos do CadÚnico, troca de experiências entre cidades, rodas de conversa, lançamento de materiais informativos e estandes com informações sobre educação e empregabilidade.

Programação

Oferta de inscrição para o CadÚnico
Datas: 9, 11, 12 e 13/12 (segunda, quarta, quinta e sexta-feira)
Horário: das 9h às 16h
Inscrição previa via formulário online: https://bit.ly/CadunicoCRAI10anos

Evento de abertura: 10 anos do CRAI Oriana Jara
Data: 10/12 (terça-feira)
Horário: das 9h às 17h

Programação:
9h às 12h – Mesa de Comemoração “10 anos do CRAI”.
14h às 16h – Troca de experiências com o tema “O olhar especializado e multidisciplinar no atendimento para imigrantes”, com representantes de imigrantes de diferentes cidades.
* Participação sujeita à lotação do local.

Palestra “10 anos de atendimento em regularização migratória e acesso à justiça”
Data: 11/12 (quarta-feira)
Horário: das 10h às 11h
Palestrantes: convidados da Defensoria Pública da União e da Defensoria Pública do Estado.

Roda de conversa “Acesso à educação para imigrantes e Lançamento de Cartilhas”
Data: 12/12 (quinta-feira)
Horário: das 15h – 16h
Convidada: Adriana de Carvalho, pesquisadora, coordenadora pedagógica e especialista no tema da educação para imigrantes.

Divulgação de serviços em educação e empregabilidade
Data: 12 e 13/12 (quinta e sexta-feira)
Horário: das 14h às 16h

Mais informações sobre cada uma das atividades previstas podem ser consultadas ainda no portal da Prefeitura de São Paulo, por meio deste link.

Sobre o CRAI

Inaugurado em novembro de 2014, o CRAI é uma das principais expressões da Política Municipal para a População Imigrante de São Paulo, que entrou em vigor no final de 2016. Ele funcionou inicialmente em um casarão na rua Japurá, próximo à Câmara Municipal de São Paulo. Anos depois, em 2018, passou para a Rua Major Diogo, no mesmo espaço que já havia sido ocupado pela Caritas Arquidiocesana de São Paulo e onde funciona até hoje.

Além da sede fixa, o CRAI também conta com uma unidade móvel, que realiza atendimentos em toda a capital paulista.

Unidade móvel do CRAI, para atendimentos à população migrante nos bairros de São Paulo. (Foto: Divulgação/SMDHC)

No final de 2020, o CRAI passou a adotar o nome da ativista chilena Oriana Jara (1945-2020), precursora na luta pela defesa dos direitos da população migrante e do protagonismo das mulheres imigrantes na cidade de São Paulo.

Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, nos últimos quatro anos foram realizados 33.560 atendimentos no CRAI. A regularização migratória é o serviço mais procurado, representando 79% do total.

Ainda de acordo com a gestão municipal, os principais países de origem do público atendido pelo CRAI são Angola, Venezuela, Bolívia, Guiné-Bissau, Síria, Haiti e Marrocos. Dentre os atendidos, 54% das pessoas que buscaram atendimento foram homens, 41% mulheres e 70% se autodeclararam negras. Quanto à faixa etária, 42% têm entre 18 e 49 anos; 8% têm idade entre 0 e 17, e 6% têm mais de 50 anos.

Serviço

10 Anos do CRAI Oriana Jara
Onde: Rua Major Diogo, 834, Bela Vista, São Paulo
Quando: de 09 a 13/12
Horário: das 9h às 18h
Acesso: Gratuito (participação sujeita à capacidade do local).


Quer receber notícias publicadas pelo MigraMundo diretamente no seu WhatsApp? Basta seguir nosso canal, acessível por este link

O MigraMundo depende do apoio de pessoas como você para manter seu trabalho. Acredita na nossa atuação? Considere a possibilidade de ser um de nossos doadores e faça parte da nossa campanha de financiamento recorrente

Publicidade

Últimas Noticías