Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes tem novo endereço em São Paulo

0
338
Migrantes e refugiados encontram atendimento no CRAI em sete idiomas. Crédito: Divulgação/CRAI

Equipamento existe desde 2014 e oferece atendimentos para imigrantes em português e outros seis idiomas

Por Rodrigo Borges Delfim
Em São Paulo (SP)
Atualizado às 13h40

O CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes) de São Paulo está funcionando em uma nova sede, bem próxima ao antigo local.

Desde o final de maio os atendimentos acontecem na rua Japurá, 212, no bairro da Bela Vista – a poucos metros do local anterior (rua Japurá, 234), que continua a abrigar o centro de acolhida para imigrantes.

Fachada da nova sede do CRAI, a poucos metros do antigo endereço – que continua a abrigar o centro de acolhida.
Crédito: Divulgação

A nova sede funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e o atendimento é realizado em sete idiomas – português, inglês, espanhol, francês, quéchua, lingala e árabe. No CRAI, os imigrantes encontram informações e orientação sobre assuntos como documentação, assistência social e jurídica, programas sociais, entre outros. O espaço conta ainda com parcerias para realizar seus atendimentos, como a existente com a DPU (Defensoria Pública da União) às quartas-feiras.

Em funcionamento desde novembro de 2014, o CRAI é um equipamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e tem o Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade) como entidade gestora. Ele atende, em média, 400 pessoas por mês e já realizou cerca de 8.000 atendimentos a migrantes desde sua abertura, além de ter atuado na capacitação de 700 servidores públicos para trabalho com as comunidades migrantes. O centro também oferece cursos de português para imigrantes, entre outras atividades educativas e culturais.

Migrantes e refugiados encontram atendimento no CRAI em sete idiomas.
Crédito: Divulgação/CRAI

Pouco antes, em agosto do mesmo ano, foi inaugurado o centro de acolhida, que conta com 110 vagas destinadas a migrantes recém-chegados à capital paulista. Ele também é um equipamento da Secretaria de Direitos Humanos que conta com a gestão do Sefras.

Novo endereço CRAI
Rua Japurá, 212, Bela Vista – São Paulo (SP) – próximo à Câmara Municipal
Telefone: (11) 3598-7200
E-mail: crai@sefras.org.br
Mais informações: clique aqui

Com informações do Sefras

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.