Evento online aproxima jovens comunidades nikkeis na América Latina

No Brasil e demais países latinos, comunidade de japoneses e descendentes têm se dedicado a projetos sociais, como forma de colaborar com a sociedade onde vivem

0
178
Semáforo no bairro da Liberdade, em São Paulo. Local é ponto de referência para comunidade japonesa e nikkei (descendentes de japoneses). Crédito: Divulgação/Tanabata Matsuri 2017

A comunidade de japoneses e seus descendentes na América Latina e Caribe tem mais de 2,2 milhões de pessoas e corresponde a 60% de todos os nikkeis no mundo, segundo estimativas do governo japonês.  E o Brasil é o único país da América Latina com representantes das 27 províncias japonesas, as quais se encontram representadas atualmente na forma de kenjinkais (associações).

Parte dessa comunidade e dos trabalhos que ela vem desenvolvendo pode ser conhecida durante a primeira edição do Encontro Internacional de Jovens Nikkeis da América Latina, que ocorreu de forma online na última quinta-feira (24).

Organizado pelo Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão (conhecido pela sigla em inglês “MOFA”), em conjunto com a Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimoshu Kenshusei e a Junior Chamber Internacional JCI Brasil-Japão, o evento ainda contava com a parceria do Consulado do Japão em São Paulo, sendo transmitido no canal do YouTube com tradução simultânea em português, espanhol e japonês.

O evento contou com participação de representantes das comunidades nikkeis no Brasil, Peru, Argentina, México e Paraguai, que, além de compartilhar suas ações e iniciativas sociais durante o período mais difícil da pandemia de covid-19, como o projeto Água no Feijão e Peru Ganbare, também compartilharam suas experiências de empreendedorismo e networking, como o Mujeres Nikkei del Paraguay e o Ren Brasil.

Além disto, o evento trouxe um painel sobre a atuação dos jovens e as novas lideranças na comunidade a partir da perspectiva dos matsuris (festivais), arte e cultura, como o Festival do Japão e a Confraternidade Desportiva Internacional Nikkei.

A atividade foi aberta com uma palestra inicial de Maki Kobayashi, diretora geral do MOFA para assuntos da América Latina e Caribe, sobre a relação e as parcerias entre o Japão e países destas regiões.

Retomada de laços

Leandro Iuamoto, presidente da JCI Brasil-Japão, explicou ao MigraMundo que a intenção do evento era aproximar os jovens da cultura japonesa. “Essa comunidade nikkei tem crescido e demonstrado um certo afastamento da cultura japonesa ao longo dos anos, especialmente as novas gerações”, explicou Leandro. “Este evento surgiu como uma iniciativa do Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão (MOFA) para retomar os laços da comunidade nikkei com o Japão, fortalecer as relações internacionais Brasil-Japão e também aumentar o interesse dos jovens nikkeis na cultura japonesa”, informou.

Ainda, de acordo com Leandro, há um forte interesse em aproximar as comunidades nikkeis na América Latina, sendo a promoção de encontros latino-americanos que discutem a cultura, atividades no campo do voluntariado, troca de experiências, bem como eventos internacionais, fundamental para tanto. Além disto, iniciativas sociais devem ser priorizadas pela comunidade.

“Atualmente, a comunidade nikkei tem a necessidade de se unir cada vez mais para transformar a sociedade em que vivemos, realizando ações voluntárias que impactam positivamente. É importante ressaltar e reforçar iniciativas empreendedoras e inovadoras que proporcionem mudanças, como o Movimento Água no Feijão (MANF) e o Peru Ganbare, que foram iniciados com a pandemia e trouxe a união da comunidade nikkei para combater a fome e ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade. São movimentos como esse que podem transformar a realidade e propagar a cultura nikkei de ajudar o próximo, afinal, mais do que nikkeis, nós somos cidadãos dos nossos países e temos esse compromisso de colaborar com as nossas sociedades”, completou.

O evento está disponível na íntegra nos seguintes links, em três idiomas:

– Áudio em português: https://www.youtube.com/watch?v=OGoROAJazDM

– Áudio em espanhol: https://www.youtube.com/watch?v=LgkDI_-BXOc

– Áudio em japonês: https://www.youtube.com/watch?v=7WAWuZly8nE


*Venha ser parte do esforço para manter o trabalho do MigraMundo! Veja nossa campanha de financiamento recorrente e junte-se a nós: https://bit.ly/2MoZrhB

*Gostaria de ingressar em nosso grupo de WhatsApp para receber em seu celular as atualizações do MigraMundo? Envie seu nome e telefone para blogmigramundo@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui