Além das atrações culturais e gastronômicas, evento também vai arrecadar doações para os migrantes venezuelanos em Roraima
Por Rodrigo Borges Delfim
Em São Paulo (SP)
O Memorial da América Latina, em São Paulo, deverá virar de fato um território latino neste sábado (12), quando acontece a 6ª edição do Festival Soy Latino.
Dezenas de atrações entre bandas, grupos de dança, artesanato e gastronomia vão ajudar o visitante a fazer um tour pela América Latina sem precisar sair do Memorial. A entrada é gratuita.
Clique aqui para assinar a Newsletter do MigraMundo
De acordo com a coordenação, entre 5.000 e 7.000 pessoas passaram pelo evento na edição de 2017. Público que veio de diferentes regiões da capital paulista e até mesmo de outras cidades.
O Soy Latino foi idealizado pelo peruano Ives Berger, diretor do portal El Guia Latino, tem parceria com a ONG PAL (Presença de América Latina) e co-realização da Fundação Memorial da América Latina, do governo do Estado de São Paulo e do GRULAC (Grupo de Cônsules da América Latina e do Caribe).
“Soy Solidário”
Além de exaltar a cultura latino-americana, o festival neste ano tem um objetivo a mais: arrecadar doações para os migrantes venezuelanos que estão em Roraima.
A campanha tem o nome de “Soy Latino, Soy Solidário”. Duas barracas do festival vão receber doações de alimentos não perecíveis, fraldas de todos os tamanhos, roupas de bebê, leite em pó enlatado e artigos de higiene pessoal (shampoo, sabonetes, escovas de dentes, pasta de dentes, absorventes).
As doações seguirão para Roraima, em caminhão da Exército Brasileiro, para serem levadas aos migrantes.
Além das entidades que garantem a realização do festival, a campanha conta ainda com o apoio do MigraMundo, do aplicativo Além das Fronteiras e do IMDH (Instituto Migração e Direitos Humanos), que atua junto aos venezuelanos em Roraima.
Outros eventos recentes já aproveitaram momentos de festa para ações de solidariedade. A edição 2017 da Yunza, por exemplo, arrecadou fundos que foram destinados a ajudar as vítimas das enchentes que castigaram o Peru em março daquele ano.
Programação
Os chilenos do EntreLatinos abrem a programação do Soy Latino, que será encerrada pela banda cubano-brasileira Quimbará – sim, nunca é demais lembrar que o Brasil também é um país latino e terá seus representantes no evento. Veja a lista completa abaixo:
12h00 EntreLatinos (Chile)
12h30 Ator Argentino Juan Manuel Tellategui e o poeta cubano Felipe Chibás Ortiz, apresentação artística (Poesia).
12h45 Apertura Discurso Pres. Memorial, Presidenta ONG PAL e Grulac Cónsules Latino-Américanos.
13h00 Peru Latino música e dança Marinera (Peru)
13h30 Tango Daniel Martin Marquez (Argentina)
14h00 Mariachis (México)
14h30 Caporales Mi Viejo San Simón (Bolivia)
15h00 Conjunto Folclorico QuinchamaLí de Chile – em Brasil (Chile)
15h30 Grupo Folklórico Alma Guarani – Cultura Paraguaya en Brasil (Paraguai)
16h00 Banda Pipo y su sabor Cumbia (Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.)
16h30 Dj Waldheim García Montoya Salsa, Reggaeton, Merengue (Colombia)
17h00 Banda Tríptico Caribe / Música caribenha (Colombia)
18h00 Dj Pensanuvem Ritmos latinos (Brasil)
18h30 Cantora Celina Canta Encanta (El Salvador)
19h00 Professor de dança Luiz Guarany/ Salsa, Reggaeton, Merengue
19h30 Dj Bruno Gadelha Salsa, Reggaeton, Bachata (Brasil)
20h00 Quimbará/salsa ritmos latinos (Brasil/Cuba)
Serviço
Soy Latino – 6º Festival Cultural e Gastronômico Latino-Americano de São Paulo
Data e hora: sábado, 12/05/2018, das 12h às 21h.
Local: Memorial da América Latina (Praça Cívica) – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo (próximo à estação Barra Funda do metrô e CPTM)
Entrada: gratuita