Migração, trabalho e transformação estão no próximo Vozes e Olhares Cruzados

0
129

Com apoio do MigraMundo, nova edição do seminário terá ainda lançamento de campanha internacional

Por Rodrigo Borges Delfim
Em São Paulo (SP)

Como os migrantes estão enfrentando o contexto atual de crise no mercado de trabalho? Quais os desafios para conseguir uma vaga ou mesmo para manter um negócio próprio? Essas e outras perguntas serão respondidas por eles próprios durante o próximo Seminário Vozes e Olhares Cruzados, que acontece no próximo dia 10 de outubro no auditório da Missão Paz, em São Paulo.

Clique aqui para fazer a inscrição

O evento, que chega à sua quinta edição neste ano, é totalmente gratuito e organizado pela Missão Paz em 2012. Sua premissa é debater a migração por meio dos relatos e experiências dos próprios migrantes. Para este ano o tema escolhido foi a migração laboral, por meio do lema “Rompendo Fronteiras, Trabalhando Pela Vida”. Também será possível acompanhar a atividade por meio de transmissão online.

 

Neste ano, o seminário tem o apoio da Fundación Avina, instituição latino-americana dedicada a promover inovação com sentido para um desenvolvimento sustentado e inclusivo; também conta com apoio oficial do MigraMundo, que começou em outubro de 2012 –  poucos dias após a primeira edição do Vozes e Olhares Cruzados.

“O seminário será uma oportunidade de ouvir alguns deles, contando a trajetória laboral no Brasil, para ouvir e apreender”, aponta o padre Paolo Parise, um dos diretores da Missão Paz, que organiza a atividade.

Migração: um movimento que transforma

O Vozes e Olhares Cruzados deste ano contará ainda com o lançamento da campanha internacional “Migração – O Movimento que Transforma”. Voltada para o contexto sul-americano, ela busca esclarecer e desmistificar uma série de preconceitos e pós-verdades que envolvem a temática migratória no continente, ao mesmo tempo que mostra as transformações e benefícios que a migração é capaz de trazer para a sociedade como um todo.

A campanha é conduzida no Brasil pela Fundación Avina em parceria com a Missão Paz, por meio da Social Docs e Espiral Interativa, e conta também com o apoio formal do MigraMundo.

“Sabemos que os trabalhadores migrantes representam 90% do total de migrantes internacionais no mundo e, no continente americano, representam em torno de 27% do total de todos os trabalhadores migrantes do planeta. Na América Latina, são 4,3 milhões de pessoas. Nossos programas objetivam o reconhecimento do pleno direito humano à migração e do valor econômico, social e cultural das pessoas migrantes ao desenvolvimento de todas as nações”, finaliza Ofélia Ferreira, coordenadora do programa de migrações para América do Sul da Fundación Avina.

O Seminário Vozes e Olhares Cruzados acontece desde 2012 e tem como marca principal a participação ativa do migrante e sua vivência para as discussões.
Crédito: Géssica Brandino

Quer saber como foram as edições anteriores do Vozes e Olhares Cruzados? O MigraMundo esteve presente e acompanhou as edições de 2014 e 2015 do evento. Em 2016, excepcionalmente, ele não aconteceu e está sendo retomado neste ano.

V Seminário Vozes e Olhares Cruzados – Rompendo Fronteiras, Trabalhando pela Vida
Data e hora: 10 de outubro de 2017, das 14h às 17h30
Local: auditório da Missão Paz – Rua do Glicério, 225 – São Paulo (SP)
Entrada: gratuita – inscrições neste link – haverá também transmissão online
Informações: (11) 3340-6950, pelos e-mails contato@missaonspaz.org e comunica@missaonspaz.org e pelo evento no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.