publicidadespot_img
quinta-feira, fevereiro 22, 2024

São Paulo e Foz do Iguaçu recebem eventos sobre o Ano Novo Chinês 2024

Ano Novo Chinês costuma atrair grande público para suas atividades em São Paulo. Em Foz do Iguaçu, festa já é parte do calendário oficial de eventos

Fim de semana de folia no Brasil com toque chinês? Esse ano tal combinação é possível em razão do Ano Novo Chinês em 2024 coincidir justamente com o sábado de Carnaval (10).

De acordo com o calendário lunar, seguido por algumas escolas chinesas, a partir deste sábado começa a valer o Ano do Dragão. Ele irá se estender até 28 de janeiro de 2025, quando virá o Ano da Serpente. Quando se é considerado o calendário solar, o novo ano do Dragão começou a valer já em 4 de fevereiro.

Durante as festividades do Ano Novo Chinês, chegam a durar duas semanas, milhões de pessoas se deslocam pela China país para rever os familiares e trocar presentes. A data é comemorada também em países vizinhos como Coreia do Sul e Japão, e em nações com uma população de origem chinesa significativa. É o caso do Brasil

O MigraMundo destaca abaixo ao menos duas dessas festividades, que vão acontecer em São Paulo e em Foz do Iguaçu. A cidade paranaense, inclusive, foi escolhida para sediar a próxima Comigrar (Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia), no mês de junho.

São Paulo: caminhada pelo bairro da Liberdade

Na capital paulista, as festividades ligadas ao Ano Novo Chinês costumam mobilizar milhares de pessoas, entre admiradores da cultura do país asiático e grupos ligados diretamente à comunidade chinesa.

Também há opções mais intimistas, como a oferecida pelo Chinese Bridge Club in São Paulo, em parceria com a operadora São Paulo da Garoa. A atividade, marcada para sábado (10), oferece uma experiência imersiva histórica e cultural, mostrando a herança e presença chinesas no bairro da Liberdade.

As visitas guiadas serão focadas nas festividades do Ano Novo Chinês no Templo Lohan, um centro tradicional de treinamento do Kung Fu (arte marcial) e Budismo (filosofia e religiosidade) Shaolin. Os ingressos custam R$ 50 e podem ser adquiridos no site do São Paulo da Garoa, a partir deste link.

Foz do Iguaçu: evento gratuito na Praça da Paz

Já em Foz do Iguaçu, a festa do Ano Novo Chinês acontece no domingo (11), na Praça da Paz, localizada na Rua Barão do Rio Branco, aberta ao público.

A atividade é organizada pela Embaixada da República Popular da China no Brasil e Consulado Geral da China em São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina).

Entre as atrações previstas estão a Banda Ibrachina Musical Project, que adapta canções em mandarim para ritmos brasileiros, o Grupo de Música Tradicional Chinesa e Grupo de Macau. O local será decorado com a temática da data e terá programações culturais que integram as culturas brasileira e chinesa.

As celebrações do Ano Novo Chinês em Foz do Iguaçu tiveram início em 2020. No ano passado, foi sancionado o Projeto de Lei nº 06/2023, que oficializou a festa no calendário oficial de eventos da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Publicidade

Últimas Noticías