publicidade
sábado, fevereiro 14, 2026

UFABC abre editais gratuitos para solicitantes de refúgio, refugiados e migrantes com visto humanitário

Iniciativas garantem acesso gratuito à preparação para o ENEM e ao ingresso em cursos interdisciplinares da universidade, com inscrições abertas até fevereiro de 2026

A Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC), na Grande São Paulo, abriu recentemente dois editais com vagas destinadas a solicitantes de refúgio, refugiados e migrantes com visto humanitário. As oportunidades contemplam o ingresso na Escola Preparatória da UFABC, com inscrições abertas até 31 de janeiro, e o acesso aos Cursos Interdisciplinares da instituição por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2026, cujas inscrições seguem até 10 de fevereiro.

Criada em 2005 e com primeiras turmas de graduação em 2006, a UFABC consolidou-se como um espaço público, gratuito, interdisciplinar e de excelência, cumprindo seu papel social de produzir e compartilhar ciência, tecnologia e inovação. Segundo dados da própria universidade, são quase 19 mil estudantes de graduação e mais de 3.700 em cursos de pós-graduação, distribuídos entre doutorado, mestrado e especialização.

Em 2018, a UFABC passou a oferecer vagas direcionadas especialmente a refugiados e solicitantes de refúgio com interesse em ingressar na graduação. A universidade é uma das instituições de ensino superior no Brasil que contam com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, iniciativa acadêmica voltada ao ensino, pesquisa e extensão sobre refúgio e migrações.

Escola Preparatória da UFABC

Das 584 vagas ofertadas na Escola Preparatória da UFABC, seis são reservadas para refugiados(as), solicitantes de refúgio e migrantes beneficiários(as) de políticas humanitárias do Estado brasileiro, em conformidade com a Resolução ConsUni nº 245/2025. Não há exigência de idade mínima para a inscrição. O curso será realizado na modalidade presencial entre 1º de abril e 31 de outubro de 2026, abordando conteúdos do Ensino Médio com foco na matriz de habilidades e competências do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), podendo haver prorrogação a critério da coordenação.

As pessoas selecionadas poderão frequentar as aulas no período vespertino ou noturno no Campus Santo André (SP) ou no período vespertino no Campus São Bernardo do Campo (SP). As atividades ocorrerão de segunda a sexta-feira, conforme especificações do edital. Também está prevista a realização de atividades extraclasse ao longo do curso, possibilitando a participação de pessoas externas, conforme orientação da coordenação, além da aplicação de simulados aos finais de semana.

Não há cobrança de taxa de inscrição nem de mensalidade, sendo tanto o processo seletivo quanto as aulas totalmente gratuitos. Informações detalhadas sobre vagas, requisitos, cronograma, critérios de classificação e seleção, prova classificatória, divulgação dos resultados e matrícula estão disponíveis no edital publicado no site da UFABC.

Ingresso nos Cursos Interdisciplinares pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU)

A UFABC também lançou o edital “Refugiados e Migrantes – UFABC”, voltado ao ingresso nos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares da universidade. O processo seletivo é destinado exclusivamente a pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e migrantes beneficiários de políticas humanitárias do Estado brasileiro, em conformidade com o Inciso IV do Art. 1º da Resolução nº 276/2025 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE), que regulamenta o acesso aos cursos interdisciplinares de ingresso da instituição.

Ao todo, serão ofertadas 22 vagas, distribuídas entre os cursos, campi e turnos, conforme a tabela abaixo:

As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário digital disponível no endereço https://prograd.ufabc.edu.br/refugiados, até às 23h59 do dia 10 de fevereiro de 2026. Assim como no edital da Escola Preparatória, não há cobrança de taxa de inscrição.

Os critérios referentes às vagas, documentação exigida, etapas do processo seletivo, possibilidades de recurso e demais orientações podem ser consultados diretamente no edital, disponível no site oficial da UFABC.

As iniciativas reforçam o compromisso da UFABC com a promoção do acesso à educação superior e com a inclusão de pessoas em situação de refúgio e migração humanitária, contribuindo para a garantia de direitos e para a ampliação de oportunidades acadêmicas no Brasil.


Quer receber notícias publicadas pelo MigraMundo diretamente no seu WhatsApp? Basta seguir nosso canal, acessível por este link

O MigraMundo depende do apoio de pessoas como você para manter seu trabalho. Acredita na nossa atuação? Considere a possibilidade de ser um de nossos doadores e faça parte da nossa campanha de financiamento recorrente

Publicidade

Últimas Noticías