Você sabe o que é refúgio? Saiba um pouco dessa realidade em cinco minutos

0
425

A jornalista Gessica Brandino, amiga e parceira de pautas na questão migratória, fez uma rápida e contundente reflexão sobre o que é refúgio, temática que acompanha há mais de um ano. E ela gentilmente permitiu que o MigraMundo reproduzisse o pensamento que ela publicou em seu perfil pessoal no Facebook.

Claro, o refúgio é uma questão muito mais ampla e complexa que não cabe em um vídeo de apenas minutos. Mas o vídeo e a reflexão abaixo certamente servem como um pontapé inicial para despertar o interesse por uma temática tão importante para o mundo – ainda que parte dele insista em ignorá-la…

Cinco minutos. Você sabe o que é refúgio? Se não, esse vídeo é uma boa chance de entender um pouco essa realidade. Ele mostra a vida nos campos do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados na República Democrática do Congo.

Ah… mas é longe… o que eu tenho com isso? Bem, você pode não saber, mas já pode ter cruzado com um congolês pelas ruas de São Paulo. Você pode não saber, mas há mais de 5 mil pessoas refugiadas aqui no Brasil. Ah… mas elas fugiram do quê? Fugiram do risco de morte. 

Há mais de um ano, quando comecei a ter contato com solicitantes de refúgio que estão no país pude ter a dimensão das atrocidades cometidas nesse conflito que já dura mais de vinte anos, alimentado por interesses econômicos. A história da República Democrática do Congo não é apenas essa, sem dúvida, mas a violência perpetuada por grupos rebeldes e apoiada pelo governo deixa vítimas diariamente que não podem continuar esquecidas. Começar a entender mais sobre o refúgio pode ser um caminho para que essas pessoas não sofram uma nova forma de violência: o preconceito.

Enfim, assistam!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=i1PkzjxIX5A]

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui