publicidade
quarta-feira, maio 22, 2024

ABEMMI Summit 2024 debate desafios e tendências da Mobilidade Global no Brasil e exterior

Evento chega à sua nona edição e ocorre em São Paulo no próximo dia 28 de maio, com cobertura do MigraMundo

Espaço para networking entre operadores, especialistas e autoridades na área de migração, além de local de debate sobre tendências e desafios para o mercado de Mobilidade Global. Essas são algumas das atrações do ABEMMI Summit, que terá sua nona edição no próximo dia 28 de maio, em São Paulo.

O evento é promovido pela ABEMMI (Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional) e vai ocorrer na Amcham Business Center, no bairro Chácara Santo Antônio (zona sul). O local foi o mesmo que recebeu a edição do ano passado, a primeira em formato presencial após três anos de eventos apenas no ambiente virtual em razão da pandemia de Covid-19.

Para este ano, o tema escolhido é “Potencial humano: navegando rumo ao equilíbrio”. Por meio dele, o evento vai discutir a escassez de mão de obra na era da automação, dos conflitos políticos, desafios geracionais e as oportunidades na mobilidade global.

Os assuntos serão abordados tanto por representantes do mercado de Mobilidade Global quanto por nomes do meio acadêmico e autoridades. Estão confirmadas a presença do atual secretário nacional de Justiça, Jean Uema, e do Coordenador-Geral de Imigração Laboral – Departamento de Migrações, Jonatas Pabis.

Programação

O ABEMMI Summit terá Tanguy Baghdadi, mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio, como responsável pela palestra inaugural, com o tema “Os impactos dos conflitos fronteiriços e religiosos na imigração brasileira”. Em seguida, o evento contará com três painéis que vão sintetizar os temas propostos para a edição deste ano.

PAINEL I
Evolução da Mobilidade Global: Desafios das Mudanças Demográficas na Força de Trabalhoe seus impactos nas Políticas de Expatriação
GUSTAVO PÉREZ – Diretor Américas da Sirva e Diretor Financeiro da ABEMMI (Moderador)
CAMILA TSU – SAP – Senior Global Mobility Consultant e Policy Lead
GABRIELA RIGOLO – P&G Global People Mobility LA Senior Manager,
RODOLFO ARQUEJADA – DOW Latin America Talent Mobility & Relocation Program Specialist

PAINEL II
O Sonho Internacional: A crescente emigração de brasileiros em busca de experiências culturaise valorização do potencial profissional
SAMAR JERADI – Diretora da LARM Brazil e Diretora de Comunicação e Marketing da ABEMMI (Moderadora)
ENZO CRUZ – MOOVE – Gerente de Pessoas e Cultura Europa
LEONARDO ABREU – COMPANHIA SIDERURGICA NACIONAL (CSN) – Diretor de Gente e Gestão e Diversidade & Inclusão
MARCELA SAPIA – BRASKEM – Gerente de Global Mobility

PAINEL III
Autoridades: Automatização, Desafios e Funcionalidades

FLAVIA FERNANDES – Sócia na Vialto Partners e Diretora Técnica da ABEMMI (Moderadora)
IDALMIR LUZ – Sócio-Fundador da Braconnect Serviços de Imigração e Diretor Técnico da ABEMMI (Moderador)
JEAN KEIJI UEMA – Ministério da Justiça e Segurança Pública, Secretário Nacional de Justiça
FABIO SANTOS PEREIRA SILVA – Ministério da Justiça e Segurança Pública, Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Justiça
JONATAS LUIS PABIS – Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Coordenador-Geral de Imigração Laboral – Departamento de Migrações
CIOMARA MAFRA DOS REIS – Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Coordenadora-Geral de Imigração Laboral – Substituta, Departamento de Migrações.

Expectativas

Diana Quintas, sócia da Fragomen no Brasil e vice-presidente da ABEMMI, aponta o evento como uma oportunidade para que esses e outros temas relacionados com a Mobilidade Global possam ser debatidos em alto nível.

“O mundo está em constante transformação e a mobilidade global precisa acompanhar esses movimentos. O summit da Abemmi é a oportunidade periódica que criamos para compartilhar nossas experiências e juntos pensar sobre o futuro do nosso setor. A mobilidade global permeia todos os setores da economia. Precisamos estar conectados, atentos e preparados para enfrentar os desafios diários que a imigração e outros pilares das transferências internacionais trazem”.

O ABEMMI Summit também deve ser uma oportunidade para que as empresas e profissionais de Mobilidade Global saibam a partir das falas das autoridades o que está sendo feito para resolução de gargalos que afetam o setor.

“Esperamos ter a oportunidade de abordar com muita franqueza nossos problemas crônicos com o sistema, que acabam deflagrando na demora das autorizações de residências bem como as dificuldade inexplicáveis que os estrangeiros passam para obter e fazer uso comercial de CPF no Brasil”, expressa Marta Mitico, presidente da ABEMMI.

Na edição de 2023, o então coordenador de Política Migratória do Ministério da Justiça, Paulo Illes, divulgou que o processo de regulamentação do Artigo 120 da Lei de Migração no Brasil, que prevê a criação de uma Política Nacional Migratória, havia recebido um total de 1.774 contribuições.

Essa tarefa ainda segue em curso e deve incluir adendos a partir das etapas prévias e da edição nacional da Comigrar (Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia), prevista para o próximo mês de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Publicidade

Últimas Noticías