Apesar do incidente, direção promete manter a programação cultural
Por Rodrigo Borges Delfim
Em São Paulo (SP)
Tradicional ponto cultural de São Paulo ligado à temática do refúgio, o bar e restaurante Al Janiah, no bairro da Bela Vista, foi atacado por volta das 3h30 deste domingo (1º).
Vídeo de câmera de segurança mostra o momento do ataque. A gravação mostra algumas pessoas na porta do restaurante quando três homens se aproximam. Um deles, de boné e camiseta estampada com a bandeira do Estado de São Paulo, tira um objeto do bolso de trás da calça, lança-o dentro do restaurante e bate a porta.
Em seguida, as pessoas que estavam na frente do local saem de perto, e um dos homens lança um jato de spray no ar. Logo depois, alguém abre a porta pelo lado de dentro e os três homens parecem tentar impedir que as pessoas saiam do restaurante.
Nas imagens, é possível ver uma fumaça vindo de dentro do local. Um dos homens atira uma bomba de gás, e o grupo vai embora. Só então as pessoas conseguem sair de dentro do restaurante. A gravação mostra o momento em que um homem carrega uma cadeira como se fosse um escudo.
Por meio de nota, o Al Janiah afirmou que cinco pessoas participaram do ataque. Os administradores acreditam que a intolerância e a xenofobia sejam as motivadoras da ação. O local emprega refugiados de diferentes origens e, entre outras atrações culturais, promove debates sobre a situação no Oriente Médio.
“Não podemos nos calar diante da motivação deste ato, num contexto de crescente discurso de intolerância e ódio que acomete este pais”.
Também por meio das redes sociais, frequentadores e admiradores do Al Janiah de diferentes tendências políticas manifestaram solidariedade.
Ainda de acordo com a nota, o estabelecimento informa que está tomando as devidas providências por meio de advogados e que vai manter sua programação cultural.
“Nos mantemos firmes na luta, tão necessária nesse contexto de ataque à democracia. Nossa resistência continua e nossa programação cultural segue normalmente, em defesa da Cultura e celebração da diversidade.”
Horas antes do ataque, o Al Janiah havia recebido o lançamento do livro da escritora chilena Lina Meruane, “Tornar-se Palestina”. Depois, às 23h, aconteceu um show com a banda Graziela Medori e Os Brazucálias, em homenagem à Rita Lee.