Boneca gigante percorrerá 8 mil km entre Síria e Europa em prol de crianças refugiadas

"Pequena Amal" pede ao mundo que não se esqueça das crianças refugiadas. Viagem deve ocorrer de março a julho de 2021

0
392
A pequena-gigante Amal, boneca representando uma refugiada de 9 anos, foi criada para conscientizar as pessoas sobre a situacao de crianças refugiadas no mundo. (Foto: Bevan Roos/PA)

Uma boneca gigante de cerca de três metros de altura, representando uma menina refugiada de nove anos, vai percorrer cerca de 8 mil quilômetros da Síria, passando por alguns países europeus até seu destino final, o Reino Unido.

“Não nos esqueçam”, é a mensagem central transmitida pela “Litte Amal” (Pequena Amal, em tradução livre). O projeto também tem por objetivo ajuda a reescrever as narrativas sobre os refugiados.

A escolha pelo perfil de Amal não é ao acaso. De acordo com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR), metade dos refugiados no mundo são crianças. Muitas delas vão passar a infância longe de casa – e algumas vezes longe de seus pais – além de terem testemunhado violência, exploração, tráfico e recrutamento militar.

TV Al Jazeera mostra em imagens como será a viagem da pequena-grande Amal.

“A pequena Amal, jovem refugiada, se lança em uma grande viagem, uma expressão artística que atravessa a Turquia e a Europa para reencontrar a sua mãe e para também recomeçar a escola. Para, enfim, poder começar uma nova vida. Para provar que a solidariedade pode conquistar grandes coisas”, afirma a nota publicada no site do projeto intitulado “Walk with Amal”, criado por Amir Nizar Zuabi.

MigraMundo acessou mapa indicando a rota da boneca da África até o Europa (Print Screen/VB)

Mensagem de esperança

Amal partirá da fronteira entre Síria e Turquia no dia 30 de março de 2021. De lá, passará por Grécia, Itália, Suíça, Alemanha, França e Bélgica, antes de chegar ao Reino Unido. Seu destino final é o Festival Internacional de Manchester, previsto para o dia 4 de julho. Ao todo, serão mais de 70 cidades pelas quais Amal vai passar.

A jornada da pequena Amal faz parte do projeto artístico intitulado The Walk, que tem por objetivo “trazer esperança focalizando nas histórias de crianças refugiadas ao redor do mundo”.

Site montado pelo projeto The Walk, idealizador da boneca, atualiza leitores sobre a rota e os eventos para recepcionar Amal (Print Screen/ VB )

Para quem quiser acompanhar a rota de Amal, uma atualização da viagem da boneca refugiada será feita no site do projeto. Clique aqui para acessá-la. Se você quiser saber em qual cidade Amal vai parar, você pode acessar aqui – em cada local de parada terá um evento especial para recebê-la!


*Venha ser parte do esforço para manter o trabalho do MigraMundo! Conheça nossa campanha de financiamento recorrente e junte-se a nós: https://bit.ly/2MoZrhB

*Que tal receber notícias do MigraMundo diretamente em seu WhatsApp? Basta acessar este link e entrar em nosso grupo de distribuição de conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui