Carnaval Andino Yunza 2019 é oportunidade para “esticar folia” em São Paulo

0
290
Barracas gastronômicas foram destaque na Yunza 2018. Crédito: Rodrigo Borges Delfim/MigraMundo

8ª edição do evento acontece no próximo dia 31 de março no Memorial da América Latina

Por Rodrigo Veronezi
Em São Paulo (SP)

Para quem já está com saudades do Carnaval, o dia 31 de março vai dar uma forcinha para quem estiver em São Paulo com a 8ª edição do Carnaval Andino Yunza.

Depois de passar pela Praça Cívica Ulisses Guimarães e pelo Centro Esportivo Tietê, desta vez a festa será no Memorial da América Latina (na Praça das Sombras), tradicional ponto de eventos ligados à comunidade latino-americana na capital paulista. A programação vai das 12h às 21h e a entrada é gratuita.

A Yunza celebra a diversidade cultural, gastronômica e musical do Peru, contando com a ajuda da comunidade migrante que reside tanto na capital paulita como no interior de São Paulo.

Incluída no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, a Yunza acontece sempre no último domingo de março – de acordo com o Projeto de Lei 1 16.661/2017. A atividade é organizada pela Associação Latino-Americana de Arte e Cultura (Alac) e pelo Consulado Geral do Peru em São Paulo, com apoio da Prefeitura de São Paulo e do governo estadual.

“É o Carnaval Andino de São Paulo”, reforça Tania Bernuy, presidenta da Alac.

Clima familiar marca a edição 2018 da Yunza. Crédito: Rodrigo Borges Delfim/MigraMundo

Em geral associada à comunidade peruana, que costuma ser maioria entre frequentadores e nas atrações culturais, a Yunza também conta com representações de outros países andinos. O grupo cultural boliviano La Diablada, por exemplo, é um dos convidados da edição deste ano.

“Esta festa a ressalta o direito da expressão cultural, porque dessa forma permitimos que outros grupos e organizações também possam manter suas expressões”, completa Bernuy.

Além da Yunza, outra festa migrante que consta no calendário oficial de eventos de São Paulo é a Alasitas, uma das principais da comunidade boliviana – e que ocorre religiosamente no dia 24 de janeiro, não importa o dia da semana.

Significado

Yunza (pronuncia-se junsa) significa “corta-monte” em quéchua, um dos idiomas oficias do Peru, e consiste na derrubada de uma árvore para colher os seus frutos, em uma apologia a “pacha-mama” (“mãe terra”, “universo”). Nela, o “padrinho” da festa é responsável por escolher uma árvore seca para enchê-la de enfeites e presentes – o objetivo é mostrar que ela ainda pode gerar frutos e alegrias, mesmo no final da vida.

No final da festa, o público faz uma roda em volta da árvore e cada um dá um golpe de machado para tentar derrubá-la. Quem der o golpe final é eleito o padrinho da festa do próximo ano.

Carnaval Andino Yunza 2019
Data e hora:
31 de março, das 12h às 21h
Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo – ao lado da estação Barra Funda do metrô
Entrada: gratuita

Apresentações de dança é música agitaram o publico na Yunza. Crédito: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.