publicidade
domingo, maio 19, 2024

Com CRAI Móvel, Prefeitura de São Paulo faz mutirão de atendimento para imigrantes em Cidade Tiradentes

Neste sábado (20), a unidade Móvel do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI Oriana Jara) estará na Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, realizando um mutirão de atendimento para imigrantes que residem na capital. A ação tem início às 9h, com término previsto para às 15h.

De acordo com a gestão municipal, a população contará com serviços como cadastro no CadÚnico, acesso a benefícios e programas de saúde, emissão de documentação boliviana, inscrições para aulas de português (Programa Portas Abertas) e orientação jurídica.

Durante o mutirão, haverá também uma roda de conversa sobre violência doméstica voltada para homens e mulheres latino-americanas e mulheres negras. Essa ação é fruto de uma parceria entre o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), a Associação de Mulheres Imigrantes Luz e Vida (AMILV) e a Diáspora África.

A iniciativa do mutirão de serviços é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente. A ação conta ainda com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde, de Assistência e Desenvolvimento Social e a de Educação e Organizações da Sociedade Civil.

Em 2022, uma iniciativa semelhante, realizada na região da Vila Maria (zona norte) atendeu um total de 172 pessoas migrantes, para serviços relacionados a obtenção de autorização de residência, testagem de HIV/Sífilis, inscrição no CadÚnico, informação sobre acesso à rede de educação pública e outros. Neste ano, a expectativa é que o número de atendidos seja em torno de 300 pessoas.

O que é o CRAI

Inaugurado em 2014, o CRAI é um equipamento público municipal gerido pela SMDHC de referência na atenção especializada à população imigrante da cidade de São Paulo que oferece atendimento especializado e multilíngue, com foco na orientação para a regularização migratória e acesso a serviços públicos.

Em 2019, a gestão municipal lançou uma unidade móvel do serviço, popularmente chamada de “CRAI Móvel”, com o objetivo de descentralizar o atendimento e facilitar o acesso às comunidades imigrantes.

Serviço

O quê: Mutirão de atendimento para população imigrante 
Quando: Dia 20 de maio (sábado). Das 9h às 15h
Onde: Na Av. dos Metalúrgicos, 1945 – Cidade Tiradentes – São Paulo – SP

Com informações da Prefeitura de São Paulo

Publicidade

Últimas Noticías