Ela celebra “Ekeko”, o deus da abundância, mas também o agradecimento pelo que foi conquistado e a benção para futuros empreendimentos. Essa é a Alasitas, uma das principais festividades da comunidade boliviana (originária da capital, La Paz) e que é celebrada sempre no dia 24 de janeiro.
Com uma comunidade que oficialmente ultrapassa os 60 mil integrantes, São Paulo conta com edições da Alasitas nessa data desde 1999. E para este sábado a festa será em dose tripla, ocorrendo ao mesmo tempo no Memorial da América Latina (zona oeste), Parque Dom Pedro II (centro) e Parque Linear Tiquatira (leste) – todos com entrada gratuita. Veja mais informações no serviço ao final do texto.
A partir de 2014, a Alasitas passou a integrar o calendário oficial de eventos da capital paulista e contou com a presença de cerca de 40 mil pessoas – incluindo representantes de outras nacionalidades. Com a disseminação da festa pela cidade, o público total neste ano pode ser bem maior.
As alasitas são miniaturas de bens materiais que simbolizam a ascensão social e econômica. Durante o evento, elas são vendidas e abençoadas a fim de que, durante o ano, os desejos se realizem. Além disso, a Alasitas conta tradicionalmente com comidas e bebidas típicas e a participação de diferentes grupos artísticos representando a diversidade cultural da Bolívia.
Campanha “Aqui Vivo, Aqui Voto”
Como espaço que reúne imigrantes de diversas origens, a Alasitas também terá uma tenda institucional com materiais informativos sobre a campanha “Aqui Vivo, Aqui Voto!” pelo voto das pessoas imigrantes residentes no Brasil.
A iniciativa é organizada pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), juntamente com outras entidades da sociedade civil, movimentos sociais, centrais sindicais e associações de líderes imigrantes que atuam em defesa dos direitos dos imigrantes no país.
Serviço:
Alasitas São Paulo 2015
Data: Sábado, 24 de Janeiro
Horários (veja de acordo com a região da cidade)
Zona oeste:
Praça Cívica do Memorial – Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares M Andrade, 564 – Barra Funda
(Ao lado da estação Palmeiras – Barra Funda do metrô)
Horário: Das 10 às 20hs.
Atrações:
• Maria Juana
• Bloco de Samba Filhos de Jorge
Centro:
Parque Dom Pedro II
Avenida Do Estado, 3600 – Centro
(Ao lado do Terminal de ônibus Pedro II – acesso pela estação Pedro II do metrô)
Horário: Das 10 às 20hs.
Atrações:
• Proyeción
• Dulce Floricielo
Zona leste:
Parque linear – Tiquatira
Av. Governador carvalho Pinto, nº 2, Penha
(Estação de metrô mais próxima – Penha)
Horário: Das 10 às 20hs.
Atrações:
• Stefany Aguilar
• Amaral
Com informações do Bolívia Cultural e do CDHIC