Feirão do Emprego no CIC do Imigrante seleciona e informa sobre o mercado de trabalho

0
386

Conhecido como o CIC do Imigrante, o Centro de Integração da Cidadania localizado na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, promoveu na última quarta-feira (24) seu primeiro Feirão do Emprego, no qual atendeu, selecionou e prestou orientações sobre o mercado de trabalho a brasileiros e imigrantes que vivem em São Paulo e arredores.

A ação é resultado de uma parceria entre o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) localizado no CIC, a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, o projeto Sí, Yo Puedo, o coletivo Conviva Diferente e a empresa de recrutamento Include Quality.

Feirão do Emprego é o primeiro de outros que estão previstos para o CIC do Imigrante. Crédito: Rodrigo Borges Delfim
Feirão do Emprego é o primeiro de outros que estão previstos para o CIC do Imigrante.
Crédito: Rodrigo Borges Delfim

Durante o Feirão aconteceram duas grandes seleções, sendo 50 para auxiliar de limpeza e manutenção e mais 45 para jovens aprendizes na área de construção civil. Para pleitear um emprego, é preciso que o estrangeiro tenha o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou o protocolo de refúgio, carteira de trabalho e CPF. O salário varia de acordo com a área profissional, a experiência e a escolaridade.

Dentre os imigrantes estiveram presentes pessoas do Haiti, Nigéria, Síria, Bolívia, Peru, Paquistão, Senegal, Líbano, África do Sul, entre outros países. Além de concorrer às 95 vagas oferecidas no mutirão promovido pela Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho (Sert), os migrantes conheceram outros serviços gratuitos oferecidos no CIC do Imigrante, como consultoria jurídica, acesso à internet, emissão certidões e cursos de idiomas.

Imigrantes aguardam atendimento no CIC do Imigrante. Crédito: Rodrigo Borges Delfim
Imigrantes aguardam atendimento no CIC do Imigrante.
Crédito: Rodrigo Borges Delfim

Um dos imigrantes presentes ao feirão era o assistente de produção libanês R.A., 28, de família palestina e que deixou a casa onde morava, na Síria, por conta dos conflitos no país. “Tenho experiência em empresas multinacionais. Espero que esse feirão me ajude a arrumar um trabalho”, explica, em inglês fluente. Ele arrisca poucas palavras no português, mas conta que começou a estudar o idioma no mês passado.

Brasileira de nascimento, mas filha de mãe boliviana e pai peruano, a técnica em hardware Grecia Delgado é uma das atendentes do CIC do Imigrante e tem vivência em casa e no trabalho com a temática migratória. E lembra que as atividades dentro do CIC vão além do cadastro e medição de mão de obra. “Não é só conseguir o emprego, mas também saber das normas do Brasil. Muitos questionam o INSS e outros descontos no holerite, muitos têm resistências a isso, mas tem quem agradeça demais por essas informações”, citando como exemplo explicações sobre o funcionamento do sistema de descontos que incide sobre os salários no país, novidade para muitos imigrantes.

A coordenação do CIC prevê a realização do evento a cada quatro meses. Desde sua inauguração, em dezembro de 2014, mais de 200 estrangeiros foram encaminhados para entrevista de emprego.

Sobre o CIC do Imigrante

O CIC do Imigrante foi criado com a proposta de ser um espaço em que o imigrante pudesse encontrar os diversos serviços que lhe são necessários. Ele oferece atendimento especializado e centralizado de informações e serviços com objetivo de acolher e facilitar o acesso a direitos fundamentais a estrangeiros que chegam a São Paulo em situação de vulnerabilidade.

Além dos serviços já citados, para este ano devem estar disponíveis, entre outros, os serviços de auxílio à regularização migratória – com uma representação da Polícia Federal no local – e o Poupatempo.

CIC do Imigrante
Rua Barra Funda, 1.020, São Paulo (SP) – próximo à estação Barra Funda do metrô
Informações: (11) 3104-2733 /3115-2048

Com informações da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.