publicidadespot_img
quarta-feira, setembro 28, 2022

Livro traz leituras e reflexões da Bíblia cristã a partir das migrações

À luz dos textos bíblicos, obra aponta que os fluxos migratórios demandam novos olhares, perspectivas e posicionamentos em nível social, missionário e ecumênico

Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, não faltam passagens na Blíbia cristã com referências às migrações. O Papa Francisco também aborda o tema de forma constante em suas ações e discursos. E um livro recém-lançado traz uma visão ainda mais abrangente de como o fenômeno das migrações está presente na trajetória cristã e em seu livro sagrado.

Intitulado “Bíblia e Migração – Experiência humana e salvífica”, o livro é composto por onze artigos escritos por especialistas em estudos bíblicos. A obra, que conta ainda com uma versão em espanhol, é fruto de uma parceria entre o CSEM (Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios) e a CLAR (Confederación Latinoamericana de Religiosos)

Tanto a versão em português quanto a em espanhol estão disponíveis em formato e-book para download no portal do CSEM.

Os onze artigos foram selecionados a partir de um edital aberto no começo de 2021. A organização ficou por conta de Elizângela Chaves Dias, Irmã Scalabriniana, doutora em Teologia Bíblica e professora da Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma; e do Padre Leonardo Agostini Fernandes, Doutor em Teologia Bíblica e professor na PUC Rio.

A sequência dos textos na obra respeita a ordem dos livros que compõem a Bíblia no Antigo e no Novo Testamento. Cada autor ou autora, a seu modo, oferece uma contribuição capaz de fundamentar que os fluxos migratórios, à luz dos textos bíblicos, demandam novos olhares, perspectivas e posicionamentos em nível social, missionário e ecumênico.

A publicação é parte de um conjunto de quatro obras que compõem a série Ecumene, sobre pastoral da mobilidade humana. O primeiro volume, intitulado “Hospitalidade, Comunidade Cristã e Mobilidade Humana”, foi lançado em 2021 e também está disponível no formato e-book para leitura e download no site do CSEM e da CLAR.

Outras duas publicações estão previstas para 2023 e 2024, concluindo a série Ecumene.


*Venha ser parte do esforço para manter o trabalho do MigraMundo! Veja nossa campanha de financiamento recorrente e junte-se a nós: https://bit.ly/2MoZrhB

*Gostaria de ingressar em nosso grupo de WhatsApp para receber em seu celular as atualizações do MigraMundo? Envie seu nome e telefone para blogmigramundo@gmail.com

- Advertisement -spot_img
- publicidade -

Últimas Noticías