Com apoio do MigraMundo, nova edição do seminário terá ainda lançamento de campanha internacional
Por Rodrigo Borges Delfim
Em São Paulo (SP)
Como os migrantes estão enfrentando o contexto atual de crise no mercado de trabalho? Quais os desafios para conseguir uma vaga ou mesmo para manter um negócio próprio? Essas e outras perguntas serão respondidas por eles próprios durante o próximo Seminário Vozes e Olhares Cruzados, que acontece no próximo dia 10 de outubro no auditório da Missão Paz, em São Paulo.
Clique aqui para fazer a inscrição
O evento, que chega à sua quinta edição neste ano, é totalmente gratuito e organizado pela Missão Paz em 2012. Sua premissa é debater a migração por meio dos relatos e experiências dos próprios migrantes. Para este ano o tema escolhido foi a migração laboral, por meio do lema “Rompendo Fronteiras, Trabalhando Pela Vida”. Também será possível acompanhar a atividade por meio de transmissão online.
Neste ano, o seminário tem o apoio da Fundación Avina, instituição latino-americana dedicada a promover inovação com sentido para um desenvolvimento sustentado e inclusivo; também conta com apoio oficial do MigraMundo, que começou em outubro de 2012 – poucos dias após a primeira edição do Vozes e Olhares Cruzados.
“O seminário será uma oportunidade de ouvir alguns deles, contando a trajetória laboral no Brasil, para ouvir e apreender”, aponta o padre Paolo Parise, um dos diretores da Missão Paz, que organiza a atividade.
Migração: um movimento que transforma
O Vozes e Olhares Cruzados deste ano contará ainda com o lançamento da campanha internacional “Migração – O Movimento que Transforma”. Voltada para o contexto sul-americano, ela busca esclarecer e desmistificar uma série de preconceitos e pós-verdades que envolvem a temática migratória no continente, ao mesmo tempo que mostra as transformações e benefícios que a migração é capaz de trazer para a sociedade como um todo.
A campanha é conduzida no Brasil pela Fundación Avina em parceria com a Missão Paz, por meio da Social Docs e Espiral Interativa, e conta também com o apoio formal do MigraMundo.
“Sabemos que os trabalhadores migrantes representam 90% do total de migrantes internacionais no mundo e, no continente americano, representam em torno de 27% do total de todos os trabalhadores migrantes do planeta. Na América Latina, são 4,3 milhões de pessoas. Nossos programas objetivam o reconhecimento do pleno direito humano à migração e do valor econômico, social e cultural das pessoas migrantes ao desenvolvimento de todas as nações”, finaliza Ofélia Ferreira, coordenadora do programa de migrações para América do Sul da Fundación Avina.
Quer saber como foram as edições anteriores do Vozes e Olhares Cruzados? O MigraMundo esteve presente e acompanhou as edições de 2014 e 2015 do evento. Em 2016, excepcionalmente, ele não aconteceu e está sendo retomado neste ano.
V Seminário Vozes e Olhares Cruzados – Rompendo Fronteiras, Trabalhando pela Vida
Data e hora: 10 de outubro de 2017, das 14h às 17h30
Local: auditório da Missão Paz – Rua do Glicério, 225 – São Paulo (SP)
Entrada: gratuita – inscrições neste link – haverá também transmissão online
Informações: (11) 3340-6950, pelos e-mails [email protected] e [email protected] e pelo evento no Facebook