Migrações e feminismo são destaque entre candidatos do The Bobs 2016

0
431
Usuários de todo o mundo podem indicar ações que promovem a liberdade de expressão e da sociedade civil na web para o The Bobs. Crédito: Divulgação

Iniciativa que premia e reconhece ações de mudança social e liberdade de expressão, o The Bobs (The Best of Online Actvism) divulgou os finalistas da edição 2016 do prêmio e abriu a temporada de votação online, que vai até 2 de maio e é aberta a qualquer pessoa.

Organizado pela emissora pública alemã Deutsche Welle desde 2004, o The Bobs teve cerca de 2.300 inscritos do mundo todo neste ano. Deles, foram selecionados 126 candidatos em 18 categorias do The Bobs. São cinco finalistas para cada uma das 14 categorias de idioma (incluindo o português, na qual o MigraMundo foi o vencedor de 2014) e 14 finalistas nas quatro categorias internacionais: Mudança Social, Tech pro Bem, Arte e Cultura e Jornalismo Cidadão.

Usuários de todo o mundo podem votar no The Bobs em ações que promovem a liberdade de expressão e da sociedade civil. Crédito: Divulgação
Usuários de todo o mundo podem votar no The Bobs em ações que promovem a liberdade de expressão e da sociedade civil.
Crédito: Divulgação

“A preocupação de abordar não apenas sites bons, mas também movimentos sociais e mudança local. A escala do prêmio é também impressionante, com sites em diversas línguas, abrangendo dezenas de países e culturas”, afirmou Mauricio Santoro, jurado para a língua portuguesa no The Bobs, para o site oficial do prêmio.

Todos as 18 categorias do The Bobs são avaliadas pelo júri internacional do The Bobs e contam com o prêmio “Favorito do Público”, ganho pelo candidato mais votado. Para escolher seu candidato favorito basta fazer login usando uma das opções listadas no thebobs.com (o Facebook é uma delas). A partir daí é possível votar em qualquer uma das categorias – é possível votar mais de uma vez na mesma categoria, mas só depois de um intervalo de 24 horas.

A temporada de votações vai até 2 de maio, quando serão anunciados os vencedores de todas as categorias – incluindo as internacionais, que são definidas por júri.

Os vencedores das categorias internacionais serão convidados a participar da cerimônia de premiação no Global Media Forum da Deutsche Welle, que acontece em 14 de junho em Bonn, Alemanha.

Migração e feminismo são destaque

Dois dos temas sociais mais presentes nos debates atuais, migração/refúgio e feminismo apareceram com força no The Bobs 2016. Dos 126 finalistas, 16 abordam de alguma forma o feminismo e o empoderamento feminino, enquanto outras sete iniciativas têm relação direta com migrações e refúgio.

Desses sete candidatos, quatro são da Alemanha, um dos países que estão no centro do debate migratório atual na Europa. Veja quem são:

Open Migration
Categorias Arte e Cultura e Favorito do Público em inglês

Este projeto online tem dois objetivos principais: em primeiro lugar, usar pesquisas e dados para desafiar a desinformação sobre as muitas pessoas fugindo de suas casas em busca de refúgio e, em segundo lugar, promover e proteger os direitos dos migrantes. Open Migration alcança ambos os objetivos com seus infográficos, comentários, notícias, reportagens e análises.

openmigration.org/en/

Arati Kumar Rao
Categoria Arte e Cultura

Arati Kumar Rao é uma fotógrafa ambientalista e jornalista independente, com base na Índia. Em sua conta no Instagram, ela relata histórias de terras e paisagens, de vidas e ecossistemas. Ela viaja por todo o subcontinente indiano, observando e documentando o estado da água doce – em rios, lagos, aquíferos e zonas úmidas – e segue a mudança do destino das pessoas e espécies que dependem dela. Suas fotos em preto e branco contam histórias de pessoas – pescadores e agiotas, agricultores e migrantes, refugiados e senhorios, voluntários e nômades. Ela os chama de “histórias da força vital da nossa terra.”

www.instagram.com/aratikumarrao/

Zentrum für politische Schönheit
Categoria Arte e Cultura

O termo, que significa “Centro de Beleza política” em alemão, organiza protestos na interface entre arte e política. Apesar de provocar formas de protesto, o “Centro de Beleza Política” conseguiu chamar a atenção do público para uma variedade de tópicos, incluindo a tragédia dos refugiados no Mar Mediterrâneo, como fronteiras fechadas afetam os direitos humanos e as exportações de armas para países em desenvolvimento.

www.politicalbeauty.de/

Hoaxmap
Categoria Jornalismo Cidadão

“Hoaxmap” é um projeto que examina a informação que se espalhou sobre os refugiados na rede social. “Hoaxmap” verifica as postagens de mídia social e mostra que a maioria das histórias de horror associadas com os refugiados são mentiras espalhadas por racistas nas redes sociais.

http://hoaxmap.org/

1000 Mal Willkommen
Categoria Favorito do Público em Alemão

1000 Mal Willkommen é um website que mostra milhares de mensagens de pessoas de toda a Alemanha dizendo “bem vindos” para os refugiados que chegam ao país. Também é um espaço no qual as pessoas podem mostrar solidariedade com os refugiados e repudiar discursos de ódio.

www.1000malwillkommen.de/

Rebordering Europe
Categoria Favorito do Público em Alemão

Rebordering Europe é um projeto que explica a atual situação dos refugiados na Europa os efeitos provocados pelo fechamento de fronteiras junto aos refugiados.

www.rebordering.eu/

#YouGeHa
Categoria Favorito do Público em Alemão

#YouGeHa é uma campanha de YouTubers alemães que criaram vídeos contra racismo e preconceito. Juntos, eles atingem milhões de seguidores e dizem a eles para se posicionarem contra diversos aspectos do racismo em suas vidas.

yougeha.tumblr.com/

Das 16 ações relacionadas com feminismo, três são do Brasil. Conheça quais são:

Think Olga
Categoria Favorito do Público em Português

Esta ONG feminista desenvolve projetos relativos aos direitos das mulheres, à informação e ao empoderamento, com um uso muito bom da internet, em especial das redes sociais. Suas campanhas contra o assédio sexual se tornaram muito populares e foram partes importantes da “Primavera da Mulher” do Brasil em 2015. Esta série de protestos e mobilizações feministas desafiou os políticos mais conservadores do país.

thinkolga.com/

Educação Trans
Categoria Favorito do Público em Português

No Brasil, a população LGBT está conseguindo direitos importantes, mas há também uma resistência forte e, muitas vezes, violenta. Este site oferece recursos relevantes para abordar preocupações de pessoas trans relativas à educação e aos direitos humanos, tais como informações para preparar campanhas contra o bullying e a discriminação.

educacaotrans.com.br/

Agora é Que São Elas, Brasil
Categoria Mudança Social

Esta campanha visa aumentar a participação feminina nos debates políticos no Brasil, especialmente na mídia. Durante uma semana, colunistas cederam às mulheres o seu espaço em jornais e sites. Elas o usaram para impulsionar as discussões sobre o feminismo, a violência doméstica e a discriminação. A iniciativa ganhou uma coluna permanente num jornal brasileiro de grande circulação.

agoraequesaoelas.blogfolha.uol.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui