publicidade
quinta-feira, julho 16, 2026

Mutirão de Empregabilidade e Cidadania em São Paulo inclui serviços voltados a migrantes

A cidade de São Paulo recebe nesta quinta-feira (25) um dia de serviços gratuitos para imigrantes, refugiados e toda a população da capital. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), com apoio do Conselho Municipal Participativo de Itaquera, e em parceria com outras Secretarias e Organizações.

A data, inclusive, coincide com a celebração do Dia Nacional do Imigrante.

Os atendimentos ocorrerão no Parque Raul Seixas, em Itaquera, zona leste – nas proximidades da COHAB José Bonifácio, das 9h às 16h – Rua Murmúrios da Tarde, 211. O local é acessível por linhas de ônibus que atendem tanto a Estação Itaquera (Linha 3-Vermelha do Metrô) quanto as estações Dom Bosco e José Bonifácio (Linha 11-Coral da CPTM).

O Mutirão contará com a oferta de:

  • Vagas de emprego (CATE Móvel – SMDET);
  • Currículo e preparação para entrevistas;
  • Inscrição para cursos de qualificação gratuitos;
  • Atendimento jurídico (DPU/OAB);
  • Assistência social e CadÚnico (SMADS);
  • Unidades Móveis da Mulher e LGBTI+;
  • Atendimento para Regularização Migratória (CRAI Móvel);
  • Ouvidoria de Direitos Humanos;
  • Tradutores/intérpretes;
  • Apoio da OIM, a Agência da ONU para as Migrações

Maiores informações podem ser obtidas junto aos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de São Paulo.

Parte da Semana Nacional do Imigrante e Refugiado

Segundo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a ação no Parque Raul Seixas integra a Semana Nacional do Imigrante e Refugiado, criada por lei em setembro de 2023. Ela tem como intuito partir de datas importantes do mês de junho – como o Dia do Refugiado (20) e o Dia Nacional do Migrante (25) – para promover iniciativas diversas que: 

  • debatam o fenômeno migratório humanizado sob diversas perspectivas, com ênfase na participação dos migrantes na formação do Estado brasileiro;
  • promovam e difundam direitos, liberdades, obrigações e garantias do migrante;
  • incentivem o debate e a proposição de políticas públicas, com a apresentação de alternativas de empregabilidade e integração cultural do migrante.

Seguindo lógica semelhante, no último dia 19 ocorreu no CIC do Imigrante, região central de São Paulo, um mutirão de serviços voltados a essa população. A atividade foi promovida pelo governo estadual, a partir da Secretaria de Justiça e Cidadania, pasta à qual o CIC é vinculado.


Quer receber notícias publicadas pelo MigraMundo diretamente no seu WhatsApp? Basta seguir nosso canal, acessível por este link

O MigraMundo depende do apoio de pessoas como você para manter seu trabalho. Acredita na nossa atuação? Considere a possibilidade de ser um de nossos doadores e faça parte da nossa campanha de financiamento recorrente

Publicidade

Últimas Noticías